Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internets

RONALDO LEMOS
ronaldolemos09@gmail.com

Privacidade une o governo à sociedade

Ainda está reverberando a aliança entre a sociedade civil global e as empresas de tecnologia que derrubaram o Sopa e o Pipa (e agora estão derrubando o Acta na Europa). Mas essa foi uma aliança precária, cujos interesses convergiram em pontos limitados. O divisor de águas acabou de aparecer: a privacidade.

A Casa Branca divulgou, na semana passada, um texto que dá pontapé no processo que definirá uma nova lei de privacidade digital.

Esse é um assunto que opõe as empresas de tecnologia à sociedade civil (grupos de consumidores, ONGs, ativistas, universidades e até os hackers do Anonymous).

Ter acesso a dados detalhados dos usuários se tornou o "pão com mateiga" das gigantes da rede. Boa parte das suas receitas vem daí, gerada por publicidade personalizada ou parcerias com interessados nos dados.

O problema é que o uso das informações saiu do controle. As últimas semanas foram ricas de exemplos.

Um deles foi a descoberta de que o iPhone permite que os aplicativos tenham acesso a todas as fotos sem que haja consentimento do usuário (alô, Scarlett Johansson!).

Com isso, os EUA estão determinados a proteger a privacidade. O Brasil discute uma lei semelhante desde 2010 (bit.ly/f3L5H7).

A expectativa é que o debate avance. Inclusive pela polêmica gerada pela nova política de (falta de) privacidade do Google, lançada na última quinta-feira.

Resta saber a força da aliança entre governo e sociedade civil. Mais do que nunca, os dados estão lançados.

Reader

JÁ ERA Desperdiçar papel imprimindo qualquer coisa

JÁ É Imprimir objetos físicos em casa, com impressoras 3D

JÁ VEM Imprimir a própria casa com impressora 3D (bit.ly/qv5Mmv)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.