Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vanessa vê TV

VANESSA BARBARA
vanessa.barbara@uol.com.br

Bebê panda vs. frente fria

Três colunas atrás, falamos do "Jornal Hoje", esse programa vespertino de variedades travestido de noticiário.

O leitor Edson Lucafó, de Piracicaba, jura que deve haver no teleprompter a indicação "notícia boa" ou "notícia ruim", já que, antes mesmo de introduzir o assunto, a apresentadora assume uma expressão de alegria (sorriso) ou de indignação (testa franzida). As reações faciais são tão repentinas quanto as de um ator tomado por uma iluminação mística.

Outro leitor, Roberto Bueno, questiona o caráter jornalístico de uma receita e vai além: diz que "a TV aberta é só uma reminiscência formal de algo do que, no caso, um dia foi um telejornal. É um desfavor, uma violação a sua natureza de concessão pública". Ayrton Passos concorda: "A TV precisa melhorar a qualidade, deixar de pensar que o brasileiro é idiota".

Outros lamentaram a falta de menções ao incidente do mamão, protagonizado pelo âncora Evaristo Costa na edição do dia 2 de janeiro. Antes de apresentar uma reportagem sobre os benefícios do mamão para a saúde, Evaristo perguntou à companheira se ela gostava da fruta. "Adoro. Como todo dia de manhã", ela responde, com a alegria reservada apenas aos animais e legumes. Cedendo ao trocadilho, Evaristo estendeu a mão e a cumprimentou. "Uma mão aqui", disse, rindo. "Que piada velha."

Virou imediatamente meme de internet. Chegará o dia em que Sandra e Evaristo se entregarão à bazófia e farão uso do tabuleiro temático do "Puxa Cachorra", um gerador automático de edições do JH (puxacachorra.blogspot.com).

Seria mais ou menos assim: Sandra Annenberg dá início à partida, anunciando a queda de preços nos materiais de construção. Evaristo não se deixa intimidar e tira 12 no dado, ganhando o direito de exibir bebês panda com suas mamadeiras. "Queimadas ameaçam parque do Trululu", ela sentencia, e ao adversário resta uma matéria sobre finanças domésticas.

Na Tailândia, um elefante invade um casamento e Sandra noticia o fato, abocanhando também as pautas de frente fria e mofo nos casacos. Evaristo contra-ataca com os benefícios do chá de cacto. "Comprovado! Linhaça fortalece os ombros!", ela apela, quase gritando, e se arremessa em direção à receita do dia: bolo de linhaça com cacto.

Evaristo ainda tenta apelar com o Festival da Água-Viva, em Tóquio, mas não há páreo para a primeira-dama do "Jornal Hoje".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.