Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

Bibliotecas lá e aqui

A Colômbia alcançou em 2010 meta ainda não atingida no Brasil, país que a partir do próximo dia 18 será celebrado pela Feira do Livro de Bogotá. Tem ao menos uma biblioteca funcionando em cada um de seus 1.104 municípios, enquanto censo brasileiro de 2009 registrou a ausência de bibliotecas em funcionamento em mais de 400 dos 5.565 municípios. Mas os índices de leitura por lá são mais baixos: colombianos leem 2,2 livros por ano, incluindo escolares, enquanto brasileiros leem 4,1 nessa contagem. Uma razão é o preço dos livros, que, com tiragens menores (média de mil cópias, ante 3.000 por aqui), são mais caros. A meta depois da Feira de Bogotá, que terá Gay Talese, Jonathan Safran Foer e Nélida Piñon entre os destaques, será fortalecer feiras pelo interior do país.

CIDADES

O blog de imagens Paris vs NY, do francês Vahram Muratyan, rendeu filhotes, como o Sampa vs Buenos, e virou livro, recém-adquirido pela Intrínseca

Decameron recauchutado

Ivone Benedetti vem traduzindo a íntegra do "Decameron", de Giovanni Boccaccio (1313-1375), a sair no ano que vem pela L&PM.

No Brasil, três traduções completas foram publicadas. A de Raul Pollilo (1956, Martins Fontes) e a de Torrieri Guimarães (1971, Hemus), parecida até demais com a de Pollilo, estão esgotadas. A de Urbano Tavares Rodrigues (2005, Crisálida) foi comprada de Portugal, sem adaptação ao português brasileiro.

Ivone diz que sua tradução será "mais leve". Faz sentido: em número de caracteres, a dela é similar ao original de Boccaccio, enquanto a de Torrieri tem quase o dobro do tamanho.

DUPLOS

Garimpadas em bricabraques, imagens de anônimos integram série da americana Terry Castle que sai na "ZUM"#2. A revista de fotos do IMS será lançada dia 24 no Rio e dia 26 em São Paulo

Preço baixo Ante as dificuldades para levar a cabo a venda de livros a até R$ 10 para bibliotecas, do programa da Biblioteca Nacional, livreiros já sugerem entregar os volumes em parcelas, começando em maio.

Sem livro Entre os inúmeros problemas não previstos, há editoras que não sabiam que livrarias intermediariam as vendas e outras que cadastraram no programa títulos esgotados.

Faça como Jane A Companhia das Letras lança no segundo semestre livro incomum no seu catálogo: a autoajuda "O Primeiro Momento", em que Jane Fonda fala da vida depois dos 45.

Sondagem A exemplo de agentes de outros autores publicados no Brasil pela Rocco, como Nick Hornby e Chuck Palahniuk, os de William Boyd procuraram outras editoras. Quem faturou o thriller "À Espera do Amanhecer" foi a Amarilys. Sai no final deste mês.

Falei primeiro Uma conspiração envolvendo descendente de Cristo e Maria Madalena e, de quebra, um albino. Parece "O Código da Vinci", mas é "Relic", do norueguês Tom Egeland, lançado dois anos antes, mas que só chegará aqui em 2014, pela Novo Século.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.