Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para Nelson, 'ideia dita uma vez só morre inédita'

Repetição de temas é marca de dramaturgo, que faria 100 anos

Para costurar os depoimentos de seu pai, Sonia Rodrigues fez intervenções em negrito ao longo do texto

DE SÃO PAULO

"Cada assunto tem em si mesmo uma variedade que o torna infinitamente mutável. Sobre ciúme o mesmo autor poderia escrever 250 peças diferentes, sendo 250 vezes original. Sobre o amor, também. Sobre a morte, idem."

Escondida num texto escrito em 1949 para a revista "Dionysos", editada pelo então SNT (Serviço Nacional de Teatro), a frase de Nelson Rodrigues evoca a recorrência que marcou sua obra.

O texto é um dos poucos de "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo", que prioriza entrevistas e dois depoimentos, um ao MIS (Museu da Imagem e do Som), outro ao SNT.

Segundo Sonia Rodrigues, somente duas crônicas foram aproveitadas: uma que ele escreveu dias antes de morrer e foi publicada na Folha, para a qual o dramaturgo colaborava, e outra que, no entender da organizadora, esclarece uma injustiça contra Nelson.

Trata-se de uma crônica publicada em 1970 no jornal "O Globo", na qual Nelson desanca um certo "amigo socialista" e pela qual, diz Sonia, foi acusado de se dirigir a Antonio Callado.

A recorrência típica de Nelson é, para a organizadora, coerente com o pensamento dele. "Como diria meu pai, 'idéia dita uma vez só morre inédita'. Talvez por isso ele se repetisse tanto."

Para facilitar o fluxo e garantir contextualização, Sonia fez breves intervenções nos textos, e as destacou no livro usando negritos.

Na introdução, a organizadora explica o "patchwork": "Às vezes, gostava de um parágrafo ou dois de um depoimento ou entrevista e depois encontrava o mesmo tema em outro lugar, com diferença de meses ou anos, com outros interlocutores, e precisava começar tudo de novo".

Uma lacuna do trabalho é a ausência de identificação das fontes das declarações. Sônia alega que "qualquer referência ou nota de rodapé interfeririam na narrativa."

NELSON RODRIGUES POR ELE MESMO
ORGANIZAÇÃO Sonia Rodrigues
EDITORA Nova Fronteira
QUANTO R$ 34,90

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.