Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filha foi reconhecida via DNA, após morte do pai

DE SÃO PAULO

Sonia Rodrigues, organizadora de "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo", só foi reconhecida como herdeira do dramaturgo após a morte dele, por meio de uma ação na Justiça nos anos 90.

Ela é um dos três filhos de um relacionamento extraconjugal de Nelson com Yolanda Camejo nos anos 50 -os outros são Maria Lúcia e Paulo César. Eles fizeram exame de DNA para comprovar a descendência.

Nelson Rodrigues teve ao todo seis filhos com três mulheres diferentes. Do primeiro casamento, com Elza Bretanha, nasceram Joffre (morto em 2010) e Nelson Filho.

Da união com Lúcia Cruz Lima, viria Daniela, "a menina sem estrela" do título de suas memórias, que nasceu cega e com paralisia cerebral.

Segundo relata Ruy Castro em "O Anjo Pornográfico", após o rompimento com Yolanda, em 1957, Nelson manteve uma relação tempestuosa com a ex-amante e se recusava a reconhecer Sonia e Maria Lúcia como filhas -admitia ser pai de Paulo César, a quem pagava uma pensão.

Sonia, escritora com 27 livros publicados, tratou da relação com o pai especialmente em "Amor em Segredo".

Ali, ela conta que, ao fazer o teste de DNA, desconsiderou "opiniões que diziam que identidade quem dá é a gente. Que identidade, mané identidade, como se dizia em Irajá. Vou abrir mão do meu nome, da minha herança para não passar vergonha?".

Escreveu ainda que por décadas desistiu do pai, mas que foi "resgatada" para ele "pela literatura".

Em disputa há anos pelo espólio de Nelson, entre si e com terceiros, os herdeiros acertaram uma trégua no mês passado, ao criarem, em audiência judicial, um grupo para analisar projetos relacionados à obra do pai.

"Tem muita gente fazendo coisas, é bom que a Sonia faça também", disse Nelson Rodrigues Filho, que prepara para agosto um livro sobre sua relação com o pai. (FV)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.