Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção se debruça sobre imagens do sertão brasileiro

Volume reúne fotografias que destacam traços da cultura popular e nuances de um Brasil ainda desconhecido

Iconografia de retirantes e carcaças de gado remete a clássicos da literatura nacional, como "O Quinze"

DE SÃO PAULO

Longe de formarem a imagem definitiva do sertão, as fotografias de seca, casas de taipa, carcaças de gado e famílias de retirantes compõem o imaginário popular e remetem a clássicos literários.

Um deles, "O Quinze", de Rachel de Queiroz, trata da seca de 1915, quando o sol "lá no céu, sozinho, rutilante, espalhava sobre a terra cinzenta e seca uma luz que era quase como fogo".

O 14º volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil abarca o universo contraditório do sertão. Euclides da Cunha, autor de "Os Sertões", registrou tal característica. Se as paisagens são "barbaramente estéreis", escreveu, são também "maravilhosamente exuberantes".

Capturando flagrantes do cotidiano e manifestações culturais do país, a coleção de 20 volumes traz um conjunto de cerca de 900 imagens, oriundas dos principais acervos do país, como o do Instituto Moreira Salles, o do Arquivo Público do Estado de São Paulo e o da Fundação Pierre Verger.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.