Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica / Drama

Graças a atores, 'Sete Dias com Marilyn' é um digno teleteatro

Filme compensa tom por vezes pomposo com elenco competente

CRÍTICO DA FOLHA

Ao realizar "Sete Dias com Marilyn" com base nos escritos de um jovem inglês sobre um flerte com a estrela americana na década de 1950, o diretor Simon Curtis chegou, por uma estranha alquimia, a um produto que se aproxima mais de uma peça filmada do que de um filme.

O resultado pode não ser grande cinema, mas ao menos é um digno teleteatro, graças sobretudo às atuações dos protagonistas. Nesse sentido, "Sete Dias com Marilyn" se soma a uma linhagem recente de filmes ingleses à qual se filiam "O Discurso do Rei" e "A Dama de Ferro".

Michelle Williams e Kenneth Branagh encarnam Marilyn Monroe e Laurence Olivier, então a maior estrela do cinema americano e o maior ator do teatro britânico, reunidos em Londres para "O Príncipe Encantado" (1957).

A história real é contada pelo ponto de vista do jovem Colin Clark, terceiro assistente de direção que se torna acompanhante, confidente e interesse afetivo de Marilyn. Emocionalmente desamparada, ela se atrasa para as filmagens, esquece as falas e entra em constantes confrontos com Olivier.

Mais do que uma guerra de egos, o longa encena um choque entre estilos de interpretação: de um lado, a interiorização psicológica de Marilyn (espelhada por Williams); do outro, a reverência ao texto de Olivier/Branagh.

Em vez de mimetizar Marilyn, Williams busca sua frágil e tumultuada "verdade interior" -chegando mais perto da atriz do que milhares de dublês. Mas, apesar de tomar partido afetivo da estrela, o filme jamais deixa de soar como teatro britânico: formal, irônico e levemente pomposo.

(RICARDO CALIL)

SETE DIAS COM MARILYN
DIREÇÃO Simon Curtis
PRODUÇÃO EUA, 2011
ONDE Cine Livraria Cultura, Reserva Cultural e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.