Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Feira exibe olhares de revistas independentes

Encontro, que acontece hoje em São Paulo, reúne mosaico de publicações alternativas

DOUGLAS LISBOA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No princípio eram os mimeógrafos. Com ideias alternativas na cabeça e matrizes de carbono na mão, grupos se reuniam em torno da causa de publicar, de forma independente, pequenas revistas de temática variada.

Com a profusão das mídias digitais, muitas dessas publicações surgiriam direto em versão online. Parte delas, porém, opta pelo formato físico. E, pelas experimentações de seus autores, tornaram-se referência do design gráfico brasileiro.

Algumas dessas obras serão reunidas hoje, durante a 1ª Feira de Publicações Independentes, em São Paulo.

Quinze revistas coletivas idealizadas e editadas por artistas e críticos ganharão a rua interna que une as instalações do Sesc Pompeia, retomando as feiras de vinil e brinquedos que ocorriam ali na década de 1990.

Em sua primeira edição, o evento quer vencer um grande inimigo das publicações alternativas: a divulgação.

Entre a poesia visual de "Antologia" e as experimentações de artistas latinos em "Se Quema y se Acaba", as publicações variam de tema, possuindo em comum o caráter editorial libertário, como em "Portapoema", cujas páginas se escondem em uma caixa de fósforos.

Ao refletir sobre o que leva um grupo de pessoas a criar uma revista independente, o editor da "Tupigrafia", o artista plástico Tony de Marco, resume: "Passam-se 50 anos e você ainda sente orgulho do que publicou. É sincero, é parte de si mesmo. Todo o processo criativo se altera quando se é independente".

1ª FEIRA DE PUBLICAÇÕES DO SESC POMPEIA
QUANDO hoje, das 15h às 22h
ONDE Sesc Pompeia (r. Clélia, 93; tel. 0/xx/11/3871-7700)
QUANTO grátis

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.