Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folhateen

As donas do jogo

Um guia com os melhores e mais disputados jogos de video game para garotas

LILIAN RAMBALDI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é de hoje que a indústria de games se voltou para o público feminino.

No Brasil, não há um termômetro que meça a participação das garotas nesse mercado consumidor, que só em 2011 movimentou cerca de R$ 2 bilhões, segundo a consultoria NewZoo. Uma pesquisa divulgada em 2011 nos Estados Unidos, patrocinada pela Entertainment Software Association, revelou que 40% dos jogos eletrônicos de lá são comprados por meninas. Desde 2004, houve aumento de 42%.

De lá para cá, surgiu a entidade "WomenGamers.com", que recruta e banca desenvolvedores de jogos voltados só para garotas.

É uma forma de marcar espaço na indústria, atender à demanda das "game girls" e reduzir dados como o coletado pela pesquisa da Entertainment Software Association: 85% dos personagens mais jogados no mundo são masculinos.

"O lançamento de vários novos consoles, inclusive com jogos mais focados nas família e nas mulheres, como o Kinect e o Wii, colaboraram com a expansão feminina no setor", explica Giovana Penatti, que edita o site "Garotas Geeks" e tem preferência por jogos de ação e aventura, como "Assassin's Creed".

O gosto de Penatti, no entanto, não é regra. A preferência das meninas costuma ser por estilos menos competitivos e violentos, como os jogos de esportes ou música.

COISA DE MENINA

Há uma explicação para essa tendência. De acordo com Renata Honorato, 27, que mantém o "The Game Girl", um dos sites mais respeitados do ramo, "as meninas tendem a gostar de games cuja curva de aprendizado é curta. Os jogos de curva de aprendizado longa exigem concentração nos tutoriais. Como as mulheres costumam fazer muitas coisas ao mesmo tempo e são menos competitivas, acabam se amarrando em jogos de esporte ou de dança".

Dentro desses parâmetros, o "Folhateen" ouviu jogadoras e especialistas, e selecionou 11 jogos que estão entre os mais consumidos pelo público feminino ou à beira de se tornarem grandes sucessos. Com o guia abaixo, agora é botar a mão na massa. Quer dizer, no "joystick".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.