Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

A fantástica fábrica de trilhas de Elfman

DA ENVIADA A LOS ANGELES

Nem Johnny Depp, nem Helena Bonham Carter. O relacionamento mais duradouro e produtivo de Tim Burton é com esse ruivo aí embaixo. Se o nome, a cara e os cabelos de fogo não te dizem nada, a música dele talvez soe a campainha.

Danny Elfman foi vocalista do grupo new wave Oingo Boingo e já compôs "umas 77" trilhas sonoras, entre elas o tema de abertura dos "Simpsons". Em 26 anos, trabalhou em 14 filmes do diretor e amigo Tim.

"Houve um curto período em que tentamos nos divorciar, mas nenhum de nós ficou feliz com a separação. Não trabalhei em um filme dele ["Ed Wood", de 1994] e me senti muito mal. Depois, a gente fez as pazes e estamos juntos desde então. Sem precisar de terapia de casal", diz Danny, 58, à Serafina.

ESTILO

Com tantos anos de convivência, a dupla criou um processo especial de trabalhar. Quando o primeiro corte está pronto, os dois sentam para ver o filme e Tim diz onde a música deve entrar e onde deve parar.

"Não falamos sobre como a música deve ser, só quando vai começar. Às vezes, ele me diz: 'Quero que a gente se sinta triste nessa cena' ou 'Precisamos de tensão aqui'. Mas, normalmente, a gente não fala nada", explica.

Assim como Tim, o tímido Danny também se sentia um esquisitão, ou um "alien" diz ele, quando era pequeno. Os dois não falam sobre o assunto. Não precisam. "É claramente implícito que a gente cresceu num ambiente em que achava que não pertencia. Sempre me senti como uma pessoa do século 19 vivendo no século 20, cem anos fora da época."

O hipnotizante cabelo cor de abóbora (até hoje) não ajudava nada no processo de aceitação. "As crianças puxavam e gritavam: 'É de verdade? Onde você conseguiu esse cabelo?' Tudo o que eu mais queria na vida era ter cabelo preto. Queria parecer com o James Bond, mas parecia um palhaço. Era muito frustrante", diz, hoje mais bem resolvido e casado com a atriz Bridget Fonda.

(AK)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.