Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Salão de Piracicaba usa o humor contra a intolerância

Evento, que começa hoje, destaca trabalhos de Alan Souto Maior e Santiago

Programação variada traz o absurdo cotidiano em desenhos publicados na Folha e homenageia o cartunista Glauco

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Versões alternativas de Neymar, Oscar Niemeyer, Dilma Rousseff e Chico Anysio vão ganhar os salões -ao menos um deles- a partir de hoje.

Entre charges e cartuns, começa o 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberto ao público às 19h30 na cidade do interior de São Paulo, e segue até 14/10.

A edição 2012 será a maior desde a criação do evento, em 1974. Os jurados reuniram 436 trabalhos variados, além de obras organizadas sob o tema "Intolerância".

O Salão surgiu como uma forma de manifestação contra a ditadura militar (1964-1985) e reúne parte da produção de chargistas e cartunistas espalhados pelo mundo.

Esta edição recebeu obras de 845 artistas de países como Albânia, Bulgária, Grécia, Finlândia, Hungria, Lituânia, Polônia, Romênia, Nova Zelândia e Rússia.

Artistas de 64 países vão expor os trabalhos no Salão de Humor. Depois do Brasil, o país que mais inscreveu trabalhos no evento foi o Irã.

A mostra reúne obras de nomes como Alan Souto Maior, Ivan Cabral e Santiago.

O evento conta também com atrações e mostras paralelas, como o "Salãozinho", com desenhos feitos por crianças entre sete e 14 anos, e que chega ao décimo ano consecutivo, com mais de 3 mil ilustrações.

Organizada pela Folha, a mostra "Gibi do Glauco" relembra a trajetória do cartunista Glauco Vilas Boas, morto em 2010, criador de personagens famosos como Geraldão, Dona Marta, Casal Neuras e Faquinha.

O evento abriga ainda a exposição "Humor do Dia a Dia na Folha de S.Paulo", que reúne um time de artistas que transpõem aos quadrinhos o cotidiano do país. Entre os convidados está o cartunista Laerte, que é autor do primeiro cartum premiado no Salão de Humor. (DOUGLAS GAVRAS)

SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA
QUANDO de hoje a 14/10; ter. a qui., 14h às 18h; sex. a dom., das 10h às 21h
ONDE Engenho Central (av. Maurice Allain, 454, Vila Resende, Piracicaba; tel. 0/xx/19/3403-2620)
QUANTO grátis (programação em: salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br)
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.