Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Conto

Leskov lapida os personagens com grande vigor estilístico

Coletâneas apresentam os homens comuns que marcam a obra do russo

ALCIR PÉCORA
ESPECIAL PARA A FOLHA

De uma vez, a Editora 34 lança duas coletâneas de contos e novelas -"A Fraude e Outras Histórias" e "Homens Interessantes e Outras Histórias"- do escritor russo Nikolai Leskov (1831-1895), ambas com aparatos críticos bem caprichados.

Leskov, a seu tempo, foi considerado um autor reacionário, por conta de seu apego às tradições da velha Rússia czarista e pela crítica aos socialistas.

Nem por isso foi acolhido pelos conservadores, ressentidos de seus ataques à Igreja Ortodoxa, à crueldade das autoridades senhoriais, e à corrupção no funcionalismo público.

O herói de suas novelas é o homem comum, que, no entanto, revela-se profundamente "interessante", pois se preserva nele algum elo misterioso com a natureza.

POPULARES

Não se trata de um vínculo místico, e sim de uma força genuína e imanente, por vezes de aparência autocentrada e hostil aos demais, mas compassiva e instintivamente moral diante de toda forma de vida.

O "homem interessante" de Leskov não tem ordem ou classe, mas geralmente emerge entre os populares.

Pode ser um soldado que abandona o posto para salvar uma vida, com risco de perder a própria; um órfão, sem nada de seu, que descobre mil recursos para proteger duas crianças abandonadas.

Ou mesmo um jovem radiante de saúde que a todos alegra com a sua simples presença; ou um velho que, para provar sua honra, persegue por anos o autor de um furto; um artesão que reconhece o fogo vital entranhado nos objetos de seu ofício.

Todas essas personagens sentimentais, banalizadas no imaginário romântico, são lapidadas por Leskov com grande vigor estilístico, como que a afirmar a dimensão artesanal irredutível da arte.

Aí, ocupa lugar central o tratamento da oralidade na escrita e a pintura dramática dos temperamentos. Por vezes, um diminutivo inusitado com que o superior convoca o subalterno, ou a menção a dois dedos a puxar os lábios num momento de reflexão, parecem dizer mais sobre o desenrolar da história que a própria narrativa.

É ainda possível dizer que o repertório da invenção de Leskov presta-se exemplarmente à criação de um cenário presente em quase todos os seus contos: aquele em que alguém, rodeado de novos ou velhos conhecidos, encontra em sua experiência de vida e na atenção dos outros a razão suficiente para começar a contar uma história. Que os leitores logo passem a ouvintes e a partilhar personagens em comum é o efeito mais abrangente da sua narração.

HOMENS INTERESSANTES E OUTRAS HISTÓRIAS

AUTOR Nikolai Leskov

EDITORA 34

TRADUÇÃO Noé Oliveira Policarpo Polli

QUANTO R$ 49 (328 págs.)

AVALIAÇÃO bom

A FRAUDE E OUTRAS HISTÓRIAS

TRADUÇÃO Denise Sales

QUANDO R$ 39 (224 págs.)

AVALIAÇÃO bom

ALCIR PÉCORA é professor de teoria literária da Unicamp e autor de "Máquina de Gêneros" (Edusp).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.