Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha acompanha a trajetória de Anita O'Day

Disco, que chega às bancas em 14/10, traz sucessos da grande artista do jazz

Álbum é 12º volume de coletânea que reúne, a cada domingo, alguns dos maiores cantores do Brasil e do exterior

DE SÃO PAULO

"Anita O'Day foi a mais incomum das cantoras americanas. Sua carreira foi como uma montanha russa, uma corrida excitante, em geral, mas também um pouco louca", escreveu sobre ela o crítico Scott Yanow, biógrafo de referência do mundo do jazz.

Os grandes sucessos de O'Day compõem o 12º volume da Coleção Folha Grandes Vozes, que chega às bancas no dia 14/10.

O álbum reúne os sucessos "Ten Cents a Dance", "Let's Face the Music and Dance" e "Sing, Sing, Sing".

O'Day foi uma das vozes mais respeitadas do jazz nas décadas de 1940 e 1950 com interpretações de músicas como "Honeysuckle Rose" e "Tea for Two". Alguns críticos a situavam ao lado de Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan.

De origem humilde, sua paixão pela música surgiu dos discos de Mildred Bailey e Billie Holiday. No início de sua carreira, ela foi rejeitada pelo clarinetista Benny Goodman, que não a quis em sua orquestra.

Ela despontou em 1957, depois de gravar junto ao trio do pianista Oscar Peterson o disco "Anita Sings the Most", no qual mostrou sua versatilidade vocal e a grande capacidade de improvisação.

Em 1958, lançou "Anita O'Day Sings the Winners", alternando o canto com a orquestra de Russ Garcia e com a de Marty Patch. Em 1962 fez, com o baterista Gene Krupa, o disco "Drummer Man", e após romper sua relação com a gravadora Verve se dedicou a turnês por todo o mundo com seu trio.

O auge de sua carreira se deu quando foi contratada por Krupa como vocalista de sua orquestra, em 1941. No mesmo ano, a canção "Let me off Uptown" subiu nas paradas.

Após uma carreira de altos e baixos, O'Day morreu em 2006, aos 87, quando se recuperava de uma pneumonia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.