Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Série 'Grandes e Ferozes' busca animais que inspiram lendas

Novo programa vai atrás de exemplares únicos de suas espécies

TRAJANO PONTES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Animais maiores, mais fortes ou mais ferozes do que os padrões de suas espécies. São eles o foco de "Grandes e Ferozes", que estreia no próximo domingo, às 19h, no Animal Planet.

Na nova série, o canadense Niall McCann, 31, vai atrás de criaturas selvagens que, por suas características, viram tema de histórias populares e acabam descritos como ameaça à vida humana. Em suas expedições, persegue tigres, porcos selvagens, sucuris, crocodilos e casuares.

Para o apresentador, os porcos foram o maior desafio. "Não tinha nenhuma experiência [anterior]. Um dos animais mais ferozes da Terra, incrivelmente inteligentes e que realmente não gostam de pessoas. Não sabia qual seria o resultado", afirma.

Alguns dos animais apresentados no programa correm risco de extinção por causa dos embates constantes com humanos. "Esses animais têm uma propensão a [representar um] perigo extremo, mas passei a entender que eles também enfrentam perigos impostos pela humanidade. É nossa responsabilidade garantir a sobrevivência harmônica", diz McCann.

FASCÍNIO INFANTIL

A desenvoltura do apresentador com animais selvagens guarda alguma semelhança com o comportamento de crianças pequenas diante de animais: encantamento e ausência de medo.

Em resposta à Folha, durante entrevista por telefone a jornalistas estrangeiros, Niall revelou o desejo de que mais adultos adotassem essa postura. "Acho que nunca cresci. Ainda sinto uma excitação infantil sempre que vejo um animal. Queria que mais pessoas se sentissem assim. Para a maioria delas, o mundo envolve apenas seus trabalhos e as poucas pessoas que conhecem", lamenta.

Diante da constatação, ele diz ver no programa a chance de inspirar mudança. "Quero que as pessoas olhem para o meio selvagem e se interessem, se fascinem e se sintam intrigados."

"Quero que as pessoas queiram ir àqueles lugares [exibidos no programa], que acordem de manhã e pensem: 'Não quero jogar videogame. Quero sair para caminhar e tentar ver um veado.'"

Apesar do destemor e da confiança, o canadense destaca uma situação de risco e medo reais, no oeste do Nepal. "Os elefantes que estávamos filmando são os maiores da Ásia, animais incríveis que apresentam gigantismo. Nunca me esquecerei do encontro com um deles. Foi de longe a experiência mais intimidante da minha vida", confessa o aventureiro.

NA TV

GRANDES E FEROZES

Estreia de nova série

QUANDO 4 de novembro, às 19h, no Animal Planet

CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.