Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fórum das Letras vê passado cultural da cidade de Ouro Preto

Evento relembra histórias locais do grupo Living Theatre e da poeta Elizabeth Bishop

RAQUEL COZER
DE SÃO PAULO

A passagem da companhia americana Living Theatre por Ouro Preto (MG), em 1971, foi notícia mundial. A prisão de 21 integrantes pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social), sob acusação de uso de drogas, mobilizou todo tipo de personalidade, de Bob Dylan a Umberto Eco.

Nesta semana, o grupo experimental volta à cidade, agora como atração do Fórum das Letras de Ouro Preto, que começa hoje. Os atores vêm sem a fundadora, Judith Malina, que cancelou de última hora, mas pretendem fazer apresentação "histórica".

Em sua sétima edição, o Fórum celebra o passado cultural de Ouro Preto, sob o tema "Memória do Esquecimento". "Vários movimentos literários surgiram ou passaram por aqui, personagens escreveram ou produziram na cidade", afirma a organizadora Guiomar de Grammont.

Além do Living Theatre, será lembrada a poeta americana Elizabeth Bishop (1911-1979), que viveu nos anos 60 e 70 numa casa ouro-pretana que a Sotheby's pôs à venda neste ano por R$ 3,8 milhões.

A relação entre países lusófonos será representada pelos autores portugueses Lídia Jorge e Álamo Oliveira. Já a produção brasileira terá discutida sua expansão no exterior, com os agentes Nicole Witt (Alemanha) e Jonah Straus (EUA), além do presidente da Biblioteca Nacional do Uruguai, Carlos Liscano.

FÓRUM DAS LETRAS

QUANDO de hoje a terça, das 9h às 21h

ONDE consulte os locais em www.forumdasletras.ufop.br

QUANTO grátis

CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.