Índice geral Imóveis
Imóveis
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Visite o decorado

Mas não descuide do memorial que descreve as características reais do imóvel

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO
JULIA BENVENUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A maior compra da sua vida pode se transformar em uma tremenda dor de cabeça.

Mesmo que, antes de fechar negócio, o morador busque todo tipo de informação -em material de vendas, conversas com corretor e vendedor e visitas à unidade decorada-, nem sempre o que ele compra é o que vai encontrar quando, finalmente, receber as chaves.

Isso acontece porque um item fundamental costuma ser deixado de lado: o memorial descritivo, que detalha características do empreendimento, como os itens que serão instalados e os que serão usados no acabamento.

Se uma churrasqueira não for entregue, por exemplo, o morador que não tiver um registro que comprove a existência desse acessório como parte integrante do imóvel poderá ter de arcar com a decepção e o prejuízo. Como nem sempre a questão é resolvida pacificamente, muitos casos vão parar na Justiça.

Para desvendar algumas armadilhas que um apartamento decorado pode esconder, a reportagem da Folha convidou o arquiteto João Carlos de Oliveira César, professor da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), e o engenheiro de obras Silvio Martins Filho para visitar quatro empreendimentos em diferentes bairros da cidade de São Paulo.

Além de funcionários que não sabiam informar dados técnicos sobre os apartamentos, a reportagem encontrou problemas como armários embutidos menores do que a medida padrão, varandas intituladas gourmet porém sem churrasqueira e pé-direito maior do que o previsto em contrato -o que, na visita, dá a ilusão de que o apartamento é mais amplo.

Se o futuro morador encontrar divergência entre o que comprou e o que recebeu, não deverá assinar, na hora da vistoria, nenhum documento que ateste que o imóvel foi entregue conforme previsto, recomenda o advogado Ricardo Longo.

A seguir, veja dicas de advogados e entidades de defesa do consumidor sobre que cuidados tomar para que a boa impressão deixada pela visita não dure apenas até o momento da vistoria ou da entrega das chaves.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.