São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

condomínio

Uso racional de água foi destaque em feira de SP

Sabesp promete para 2008 lançamento de sistema de gestão de consumo por medição remota

DENISE RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Responsabilidade ambiental e individualização da água foram os assuntos que mais despertaram o interesse dos cerca de 10 mil visitantes da 3ª Feira Secovi de Condomínios.
O evento, que acabou domingo passado no Centro de Exposições Imigrantes (São Paulo), é apontado como o maior do setor na América Latina pelos organizadores: o Secovi-SP (sindicato imobiliário) e o Grupo Cipa Feiras & Congressos.
Os superlativos se justificam, levando em conta que, dos 40 milhões de habitantes do Estado de São Paulo, 16 milhões moram em condomínios -4 milhões deles na capital.
Todos os problemas desse universo foram tratados na feira. Fóruns sobre inadimplência, gestão no uso da água, manutenção, responsabilidade ambiental, administração de custos, segurança e legislação foram bastante procurados.
Na palestra sobre uso racional da água, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) prometeu disponibilizar em março de 2008 um sistema de gestão de consumo por medição remota.
"Vamos colher os dados sem entrar no imóvel nem atrapalhar a rotina dos condôminos", afirma Regina Siqueira, superintendente de Planejamento da diretoria Metropolitana.
O sistema detecta vazamentos em sua origem. "A telemedição evita desperdício de recursos. O monitoramento estancou no início três vazamentos no Metrô, com economia de 500 mil m3 de água, suficientes para alimentar uma cidade de 2,8 milhões de habitantes por um mês", compara Siqueira.

Playground da inclusão
Síndicos, zeladores, condôminos, engenheiros, arquitetos, construtores, fornecedores de serviço e administradores de imóveis conheceram as novidades de 120 expositores.
A feira apresentou soluções para coleta seletiva, cobrança individualizada de água e de gás, reciclagem e energia solar.
A Alpina Ambiental lançou o Aerox, sistema que trata esgotos com qualidade final de água de reúso. Já a Ista do Brasil mostrou dois sistemas que armazenam informações de consumo individualizado de água e de gás e os transmitem por radiofreqüência.
Pensando no lazer de crianças com necessidades especiais, a Vansatti Playgrounds criou brinquedos com dispositivos de acesso e segurança.


Texto Anterior: Mercado em alta: Barueri não cobra por uso de potencial construtivo máximo
Próximo Texto: Software tem botão de emergência para idosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.