São Paulo, domingo, 13 de junho de 2010

Próximo Texto | Índice

Guia do aluguel

Em um mercado aquecido, leia dicas sobre como e onde procurar um imóvel residencial na cidade de São Paulo e que cuidados tomar antes de assinar o contrato de locação

Silvia Zamboni/Folhapress
Imóvel para locar em Pinheiros (zona oeste), uma das regiões mais valorizadas da capital

EDSON VALENTE
EDITOR-ASSISTENTE DE IMÓVEIS

O aluguel de um imóvel começa muito antes da assinatura do contrato. Para dificultar a primeira fase desse processo -a procura pelo bem-, a demanda tem sido maior que a oferta no mercado de locação da cidade de São Paulo, segundo especialistas ouvidos pela Folha.
Números do Secovi-SP (sindicato de administradoras e imobiliárias) mostram que os aluguéis na capital subiram 11,4%, em média, de abril de 2009 a abril de 2010.
"Houve visível melhora na renda das pessoas", explica José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP (conselho de corretores). "Há mais gente com chance de procurar uma moradia."
Ele observa que cerca de 60% dos aluguéis na capital são os de até R$ 800, segundo pesquisa do Creci-SP referente ao mês de abril. "Faltam imóveis de um e de dois dormitórios", afirma.
"Em geral, quando há um inquilino saindo, não há possibilidade de o imóvel ficar uma semana vazio, seja ele de que categoria for."
O publicitário Moises Felippe Bertges, 24, conta ter passado dois meses procurando um apartamento para alugar depois de sair de uma quitinete na República (centro), em que pagava uma mensalidade de R$ 980.
Além de ter se assustado com os preços, Bertges diz que as exigências de garantia impediram que ele fechasse negócio. "Não tenho fiador e eles [da imobiliária] pediam vários aluguéis adiantados, um dinheiro que não tenho."
O publicitário se refere ao depósito-caução de três mensalidades, uma das modalidades de garantia previstas pela lei (leia mais à pág. 6). Agora ele pensa em partir para a compra de uma casa. "Prefiro pagar as prestações de um financiamento, mas o problema vai ser a entrada."

ETAPAS
Quem quer de fato alugar e não financiar a casa própria (leia análise comparativa na pág. 4) precisa, em primeiro lugar, escolher a região em que quer morar.
Outras decisões importantes vêm em seguida: achar um imóvel com documentação e manutenção em dia, providenciar a garantia pedida pelo locador ou pela imobiliária, conferir quais são os deveres do locatário e quais as obrigações do locador.
Nas páginas seguintes, confira dicas para enfrentar cada uma dessas etapas.


Próximo Texto: Arredores do metrô concentram demanda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.