UOL


São Paulo, domingo, 15 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET
Convênio começa neste ano e deve impedir os contratos de gaveta

Certidões e registros terão prazo reduzido

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um convênio entre a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) e o Colégio Notarial do Brasil promete maior velocidade e segurança nas negociações imobiliárias. Da obtenção de certidões até o registro no cartório de imóveis, elas poderão ser realizadas pela internet ainda neste ano.
"Uma operação de compra, até que a escritura seja lavrada, demora, tradicionalmente, aproximadamente 30 dias", exemplifica Carlos Eduardo Fleury, superintendente-geral da Abecip. "Até o final do ano, esse prazo deverá ser reduzido para uma semana."
Os custos operacionais também poderão diminuir, uma vez que não haverá mais, por exemplo, gastos com impressão de documentos. "Ainda neste ano estaremos trabalhando com escrituras eletrônicas", adianta Fleury.
O acordo partiu do desenvolvimento de um software que permite a contratação eletrônica com utilização de assinatura digital.
Com o sistema, existe a expectativa de queda da inadimplência nas negociações imobiliárias. "Mediante a intervenção dos cartórios, deverão ser impedidos os contratos de gaveta", explica Paulo Roberto Gaiger Ferreira, diretor do Colégio Notarial. "Também poderá ser facilitada a emissão de títulos do mercado imobiliário", completa.(EV)


Texto Anterior: Documentação: Sonho da casa própria passa pelo cartório
Próximo Texto: Pré lançamentos - Vila Andrade: João Armentano assina condomínio tecnológico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.