São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2007

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Passando a limpo

Conta "pool" e alienação dos moradores abrem brechas para má gestão pelas administradoras de condomínio; conheça as principais queixas

Renato Stockler/Folha Imagem
A administradora de condomínios recusou-se a devolver a pasta de documentos do prédio e enviou um fax comunicando o débito de R$ 10 mil por multas referentes à rescisão contratual quando a síndica Walkíria Azevedo, 60, quis cancelar o contrato de prestação de serviço devido à falta de lisura nas contas

DENISE BRITO
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Goste ou não das reuniões de seu condomínio, este assunto lhe interessa: enquanto a maioria dos moradores de prédios prefere passar ao largo das assembléias, deixando a rédea solta para quem gere o patrimônio comum, a Justiça de São Paulo acumula queixas de má gestão contra empresas administradoras de condomínio.
Respaldados por cláusulas contratuais, muitas vezes consideradas abusivas, vários procedimentos abrem brecha para fraude e uso indevido do patrimônio alheio (leia na pág. 2).
Um dos mais comuns é a gestão por conta "pool", que transfere à administradora total controle sobre o dinheiro do condomínio. Este, muitas vezes, só consegue reavê-lo por meio judicial. "O problema é que esse tipo de conta é supermanipulável e impede a transparência", afirma o advogado Antonio Carlos Novaes.
"É arriscado, sim. Diversas empresas foram à falência quase de propósito e levaram dinheiro do mercado", ressalta o contador Luís Farias e Lion. "A cada ano quebra uma."
O vice-presidente da Aabic (associação de administradoras), Waldir Albieri, diz que, com freqüência, a culpa é do síndico. "Atos arbitrários deles acabam respingando na imagem das empresas, que são meras executoras de ordens. Mas, como não podemos respaldar a conduta de todas, temos uma comissão de sindicância e ética para receber reclamações."
Para o advogado Carlos Cotrim, "por vezes as pessoas são compelidas a aceitar um procedimento em razão da quase armadilha que se estabelece".


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