São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

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CARRO X VAGA

Arquitetos defendem revisão das medidas

Construtora aumenta largura e comprimento, mas mantém pé-direito

Marcelo Justo/Folha Imagem
POR SORTEIO
A vendedora Daniela Machado e o marido não conseguiam estacionar dois sedãs numa vaga dupla do prédio; "O bico ficava cerca de meio metro além da linha", lembra. Hoje eles têm um carro mais compacto e um sedã, que cabem direitinho na atual vaga dupla, mas a situação muda a cada ano, com o sorteio entre os condôminos. "Há uma vaga em que só cabe um Palio, e o carona tem de saltar antes de o carro entrar nela"


DA REPORTAGEM LOCAL

O tamanho das vagas de garagem é documento. Mas para o arquiteto Fernando Freitas, as medidas exigidas pelo Código de Obras e Edificações paulistano deveriam ser revistas, o que construtoras começam a fazer na prática.
"Os empreendedores seguiam a lei à risca, mas, como havia muita reclamação no pós-obra, têm preferido fazer a vaga pequena com 2,2 m de largura, que ainda é apertado, mas decente", afirma Freitas.
O vice-presidente da Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), Fernando Pinheiro, concorda que o Código deva ser atualizado e lembra que as dimensões das vagas não devem ser o único foco do projeto.
"Como a maioria das garagens é construída no subsolo, outros pontos importantes são ventilação e saídas de emergência. E a largura das vias internas e toda a área de manobra devem obedecer aos percentuais regulamentados."
A assessoria do Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis) informou que não há nenhum projeto de lei que altere as larguras das vagas de garagem, mas que as medidas exigidas são o mínimo e "nada impede que as construtoras façam vagas maiores".
Geralmente as construtoras fogem do padrão em empreendimentos mais luxuosos, priorizando vagas grandes.

Alargada
Já a construtora Inpar constrói vagas pequenas e médias com largura e comprimento maiores que o padrão.
"A pequena tem 2,2 m x 4,5, e a média, 2,3 m x 4,7 m", afirma o diretor de projetos da empresa Waltermino Júnior.
As vagas que ficam nos cantos ou entre pilares têm, no mínimo, 2,5 m de largura, mesmo que não sejam do tipo grande.
Segundo Júnior, a construtora fez os ajustes após a execução dos primeiros projetos, há uma década. "Se três carros estacionam em vagas de 2 m de largura, ninguém consegue abrir as portas dos veículos."
Mas o pé-direito é o mínimo exigido pela legislação: "O Código é feito para carros convencionais, não para os excepcionais. Escavação é caro, por isso, dificilmente se excede a altura de 2,3 m." (DF)


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