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CARRO X VAGA
Arquitetos defendem revisão das medidas
Construtora aumenta largura e
comprimento, mas mantém pé-direito
Marcelo Justo/Folha Imagem
![](../images/31811200701.jpg) |
POR SORTEIO
A vendedora Daniela Machado e o
marido não conseguiam estacionar dois
sedãs numa vaga dupla do prédio; "O
bico ficava cerca de meio metro além da
linha", lembra. Hoje eles têm um carro
mais compacto e um sedã, que cabem
direitinho na atual vaga dupla, mas a
situação muda a cada ano, com o sorteio
entre os condôminos. "Há uma vaga em
que só cabe um Palio, e o carona tem de
saltar antes de o carro entrar nela" |
DA REPORTAGEM LOCAL
O tamanho das vagas de garagem é documento. Mas para o
arquiteto Fernando Freitas, as
medidas exigidas pelo Código
de Obras e Edificações paulistano deveriam ser revistas, o
que construtoras começam a
fazer na prática.
"Os empreendedores seguiam a lei à risca, mas, como
havia muita reclamação no
pós-obra, têm preferido fazer a
vaga pequena com 2,2 m de largura, que ainda é apertado, mas
decente", afirma Freitas.
O vice-presidente da Asbea
(Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), Fernando Pinheiro, concorda que
o Código deva ser atualizado e
lembra que as dimensões das
vagas não devem ser o único foco do projeto.
"Como a maioria das garagens é construída no subsolo,
outros pontos importantes são
ventilação e saídas de emergência. E a largura das vias internas
e toda a área de manobra devem obedecer aos percentuais
regulamentados."
A assessoria do Contru (Departamento de Controle do
Uso de Imóveis) informou que
não há nenhum projeto de lei
que altere as larguras das vagas
de garagem, mas que as medidas exigidas são o mínimo e
"nada impede que as construtoras façam vagas maiores".
Geralmente as construtoras
fogem do padrão em empreendimentos mais luxuosos, priorizando vagas grandes.
Alargada
Já a construtora Inpar constrói vagas pequenas e médias
com largura e comprimento
maiores que o padrão.
"A pequena tem 2,2 m x 4,5, e
a média, 2,3 m x 4,7 m", afirma
o diretor de projetos da empresa Waltermino Júnior.
As vagas que ficam nos cantos ou entre pilares têm, no mínimo, 2,5 m de largura, mesmo
que não sejam do tipo grande.
Segundo Júnior, a construtora fez os ajustes após a execução dos primeiros projetos, há
uma década. "Se três carros estacionam em vagas de 2 m de
largura, ninguém consegue
abrir as portas dos veículos."
Mas o pé-direito é o mínimo
exigido pela legislação: "O Código é feito para carros convencionais, não para os excepcionais. Escavação é caro, por isso,
dificilmente se excede a altura
de 2,3 m."
(DF)
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