São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

Texto Anterior | Índice

CONDOMÍNIO

"Empilhar" é solução em garagem pequena

EDSON VALENTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dois corpos não ocupam um mesmo lugar no espaço. Prejudicados por essa lei física imutável, condôminos buscam opções na disputa pelas vagas limitadas das garagens. ""Empilhar" os carros pode ser uma solução.
Existem equipamentos que possibilitam a acomodação de veículos sobrepostos, como em um beliche. O carro que fica na plataforma superior é erguido por um sistema hidráulico, que funciona até sem energia.
Algumas limitações, contudo, impedem que esse produto seja utilizado em todos os casos. Os duplicadores da Car Lift, por exemplo, só podem ser instalados em garagens que possuam pé-direito maior que 2,5 metros.
A Klaus também oferece opções para garagens ""no aperto". A mais barata são as "pallets", plataformas que correm sobre trilhos. Os carros deslizam e são acomodados lado a lado. Existe ainda um estrado giratório, que manobra os veículos para que acessem espaços ociosos.
Paliativos. É assim que José Roberto Graiche, 56, presidente da Aabic (associação das administradoras), vê os multiplicadores de vagas. "São caros", opina. "E os prédios residenciais, muitas vezes, não têm espaço suficiente para eles, devido à presença de vigas e colunas."
O engenheiro Jaime Simão, 56, síndico do prédio onde mora, nos Jardins (zona sul), não concorda. Ele instalou um duplicador há um mês. "É a única alternativa viável no caso da minha garagem, que tem dez vagas a menos que o número de apartamentos do condomínio. O custo de se contratar manobristas, por exemplo, seria maior", estima.
Alguns profissionais redesenham a área da garagem, otimizando a distribuição dos espaços. A arquiteta Adriana Belleza, 37, já desenvolveu projetos desse porte. "É como montar um quebra-cabeças", exemplifica.
"Os pilares costumam ser o problema. É preciso rearranjar a mesma quantidade de vagas, tornando-as mais largas", diz.



Texto Anterior: Lição de Casa: Projeto da USP pode dar nova vida a cortiço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.