São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

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PLANO DIRETOR EM DEBATE

Túnel de passagem é visto como principal instrumento para driblar o excesso de veículos

Tucuruvi prioriza facilidades de trânsito

DA REPORTAGEM LOCAL

As fronteiras do Tucuruvi se estenderam, e o trânsito do distrito (inclui os bairros Jardim Barro Branco, Jardim França, Parada Inglesa, Vila Gustavo, Vila Mazzei, Vila Nivi e Vila Santa Terezinha) agora é o principal tema colocado à mesa na discussão do seu Plano Diretor Regional.
A abertura de um túnel de passagem sob a av. Tucuruvi para ligar as avenidas Dr. Antônio Maria Laet e Luiz Dumont Villares à rodovia Fernão Dias é uma das propostas, explica Armando Benetollo, presidente do Conselho Comunitário Santana-Tucuruvi.
Helvio Moisés, subprefeito responsável pelo distrito, afirma que a Dr. Antônio Maria Laet, inclusive, precisa de melhorias, como a construção de muros de arrimo próximos ao bairro Parque Vitória. "É uma obra de certo custo, mas tende a ganhar prioridade."
Carlos de Lena, 53, superintendente da distrital Santana da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), concorda que o problema crônico da região norte é mesmo o afunilamento do trânsito. Mas, segundo ele, as dificuldades começam bem longe dali, nas pontes sobre o rio Tietê.
"O trânsito nos corredores comerciais e de serviços da região é o ponto de choque de toda a zona norte", define Rodolfo Haddad, 53, da Sociedade dos Moradores e Amigos do Jardim França.
O subprefeito do distrito revela também que uma das discussões diz respeito ao zoneamento no entorno do eixo das estações de metrô da região. "O objetivo é potencializar a outorga onerosa [permite construir acima do coeficiente básico de aproveitamento dos terrenos, desde que seja pa- ga uma taxa à prefeitura"."

Nova Cantareira
O bairro Jardim França, uma zona estritamente residencial (Z1), também á alvo de discussões. Está claro que "há conflito de uso em pontos da avenida Nova Cantareira", reconhece Moisés.
""Queremos que o entorno da Z1 seja uma zona de transição só com casas e, no máximo, haja um pequeno comércio em algumas ruas [hoje, a área é Z9"", defende Haddad. De acordo com ele, a avenida Nova Cantareira, que define os limites da Z1, poderia ter somente serviços. "Mas um cartório atende a vários bairros e atapalha o trânsito local. Deveria procurar outro lugar."
Para ele, outro problema é a presença do 20º Distrito Policial, que possui carceragem para 35 presos. "Hoje, são 150. E, quando fogem, roubam carros e casas e trocam tiros com a polícia."

Preferência na compra
E o perfil do Tucuruvi pode mudar ainda mais caso a Prefei- tura de São Paulo use o direito de preempção (preferência na compra do imóvel) de áreas privadas no distrito.
Há também outras que figuram no rol das zonas de interesse social (zeis). No bairro Palmas do Tremembé, muitos terrenos são do Ipesp (Instituto de Previdência do Estado de São Paulo). Parte deles deve ser assinalado como zeis, sobretudo os que são áreas de ocupação irregular e de entulho.
Em relação ao comércio, o subprefeito admite que a avenida Tucuruvi tem o trânsito complicado e que as lojas perdem clientes por essa dificuldade, assim como ocorre na av. Mazzei.
"O problema é o shopping [Center Norte"", aponta De Lena, da ACSP, em defesa do comércio local. Segundo ele, seria preciso estimular os pólos comerciais de bairro -""que hoje são apenas corredores desprestigiados"- para aproveitar a população local.
"Estamos discutindo como revitalizar o comércio de rua", diz o subprefeito. Nos arredores do hipermercado Big [na Nova Cantareira", por exemplo, o problema é viário, mas também urbanístico. "Os passeios são muito estreitos."
Carlos de Lena aponta também a falta de equipamentos de saúde no distrito. "O Hospital do Mandaqui atende uma região muito grande", explica. Ele pede, ainda, a solução para os cerca de 400 mil habitantes de uma favela que devasta uma área invadida entre o Jaçanã e o Tucuruvi.
E cita o boom imobiliário, que promove a verticalização dos bairros. "Foi o que saturou o trânsito nas entradas da zona norte", reclama. (NATHALIA BARBOZA)


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