São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANO DIRETOR EM DEBATE

Loteamentos clandestinos e saneamento básico são alguns dos problemas do distrito

Mandaqui contorna as suas limitações

DA REPORTAGEM LOCAL

As carências do Mandaqui são muitas e variadas. Sua realidade é bem diferente da dos dois distritos que formam com ele a trinca sob comando da Subprefeitura Santana-Tucuruvi.
"O Mandaqui é o mais pobre sob a jurisdição da subprefeitura", confirma Marco Antonio D'André Corrêa, 36, do Conselho Comunitário Santana-Tucuruvi e um dos responsáveis pela coordenação do plano no distrito.
"Precisamos sempre usufruir das facilidades em Santana ou no Tucuruvi porque, por aqui, falta até saneamento básico nos bairros mais distantes, como no Jardim Flamingo", exemplifica.
Aliás, as costas do parque Alberto Loefgren (Horto Florestal), junto a Mairiporã, são o ponto nevrálgico do distrito, já que é ali que aparecem loteamentos irregulares de classes alta e baixa.
Hélvio Moisés, subprefeito da região, preocupa-se também com a bacia hidrográfica do Guaraú. Ele sugere dar tratamento de parque ecológico ao lugar.
Para Moisés, há também necessidade de obras viárias na ligação das avenidas Engenheiro Caetano Álvares e Nova Cantareira.

Supermercados
Estão nos planos, ainda, obras na estrada de Santa Inês, que "é perigosa, não tem acostamento e precisa urgente de melhorias".
Outro local que requer intervenção está nas proximidades do supermercado Bergamini, na rua Francisco Ranieri. "Os depósitos dos dois supermercados da região, o Andorinha e o Bergamini, estão em uma distância de um quilômetro e meio e ocupam ruas estreitas, onde passam hoje carretas imensas que deixam as vias intransitáveis", diz Corrêa.
"Também há um gargalo na esquina das avenidas Santa Inês e Parada Pinto que queremos alargar", diz José de Menezes Cabral, 64, presidente do conselho deliberativo da Sarsi (sociedade da região de Santa Inês). Ele quer reativar ainda o projeto de um túnel do terminal Santana à praça Mateus Leme. (NATHALIA BARBOZA)


Texto Anterior: Plano diretor debate: Tucuruvi prioriza facilidades de trânsito
Próximo Texto: Jaçanã quer pegar uma carona na "locomotiva do crescimento"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.