São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DO DISTRITO

Represa provocou crescimento do Socorro

free-lance para a Folha

O distrito do Socorro (zona sul) é uma das regiões mais antigas da cidade. As primeiras fazendas e chácaras foram formadas ainda no século passado, impulsionadas pelo progresso de regiões vizinhas, como Santo Amaro e Vila Andrade -povoadas por jesuítas desde o século 16.
O povoamento da região só aconteceu de fato nas primeiras décadas deste século, depois que a represa do Guarapiranga foi criada pela Light, em 1907.
O objetivo da represa era regularizar a vazão do rio Tietê para garantir o funcionamento da usina da Light, em Santana do Parnaíba (40 km a oeste de São Paulo).
Com a criação da represa, alguns clubes náuticos se instalaram na região. Com eles, surgiram mais casas ao redor da represa. A partir daí, o número de imigrantes -principalmente alemães e italianos- também cresceu no distrito.
Durante as décadas de 60 e 70, o distrito se desenvolveu ainda mais. Nessa época, surgiram o comércio e as indústrias da região.
Apesar do crescimento do distrito, os programas de final de semana dos moradores não mudaram: frequentar os clubes próximos à represa, passear de barco ou tomar sol nas proximidades dela.


Texto Anterior: Aluguel de escritório tem alta de 1,28%
Próximo Texto: Aposentado acompanhou o crescimento da região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.