São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DECORAÇÃO
Exposição traz 20 ambientes e 28 decoradores
Mostra Artefacto antecipa o milênio

Greg Sallibian/Folha Imagem
O quarto do casal, projeto da decoradora Clélia Regina Ângelo, empregou conceitos da técnica chinesa do 'feng shui'


da Reportagem Local

Quais serão as tendências em decoração e aproveitamento de espaço no próximo milênio? A resposta a essa pergunta, segundo a visão de 28 arquitetos e decoradores de São Paulo, pode ser conferida na 8ª Mostra Artefacto de Decoração.
Ela abriu as portas na última semana e vai se prolongar até 20 de abril do próximo ano.
Os principais destaques entre os 20 ambientes são a casa do 3º milênio, projetada por João Armentano, e o living/sala de jantar, criado por Patrícia Anastassiadis.
O ambiente da decoradora foi inspirado em uma tela de 1886 do pintor norte-americano John Singer Sargent, que retratou o comportamento do final do século passado e do início deste.
Armentano, que costuma apresentar conceitos inovadores, trouxe à exposição uma casa do futuro "comportada".
Em seus espaços, um loft e uma varanda, ele reafirma a tendência de optar por objetos naturais para criar uma casa aconchegante e confortável, em contraste com o mundo tecnológico dos escritórios. "Nessa loucura em que vivemos, as pessoas estão procurando muito mais um ambiente natural."

Casa urbana
O living-integrado, dos arquitetos Ricardo Scheibel e Roberto Cimino, homenageia os poetas concretistas, com um poema de Décio Pignatari na parede, e representa um resumo de uma casa urbana.
Ele é ao mesmo tempo uma biblioteca, uma sala de estar e um ambiente para refeições rápidas. Além disso, a mistura de materiais é um destaque. "Não gostamos do purismo, há um pouco de tudo aqui", afirma Scheibel.
Como a busca pelo bem-estar é um preocupação recorrente nos dias atuais, a decoradora Clélia Regina Ângelo optou por usar alguns conceitos do "feng shui" -técnica chinesa de decoração que visa o equilíbrio e a harmonia- para decorar o quarto do casal.
As orientações resultaram, por exemplo, no uso de paredes amarelas. Além disso, poucos móveis e elementos naturais, segundo Clélia, dão mais equilibro ao local. Isso tudo aliado à presença do design italiano.
(CLEIDE FLORESTA)



Evento: 8ª Mostra Artefacto de Decoração
Onde: rua Haddock Lobo, 1.405, tel. (011) 3061-3350
Quando: de 17/5 até 20/4/2000, das 9h às 20h (segunda a sexta) e das 9h às 18h (sábado)
Quanto: grátis




Texto Anterior: Aposentado acompanhou o crescimento da região
Próximo Texto: Funcionalidade e formas geométricas têm destaque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.