São Paulo, domingo, 25 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova lei prevê melhorias em áreas distantes

FREE-LANCE PARA A FOLHA

No último dia 13, o "Diário Oficial" do município publicou a lei da Operação Urbana Rio Verde-Jacu, que determina investimentos em infra-estrutura e em educação, sobretudo em distritos mais pobres da zona leste, como Itaquera e São Mateus.
Segundo a prefeitura, o objetivo é atrair empreendimentos industriais, comerciais e de serviços, gerar empregos e transformar o eixo da avenida Jacu-Pêssego em um novo pólo empresarial.
O acesso à região também deverá ser facilitado, por meio de melhorias no transporte coletivo e com o prolongamento das avenidas Jacu-Pêssego e Radial Leste.
"A interligação viária é um dos grandes problemas da região leste", argumenta Emílio Haddad, professor-doutor da FAU-USP.
A operação urbana permite que os limites de construção previstos pela lei de zoneamento sejam ampliados dentro de determinado perímetro, o que deverá provocar maior verticalização nas obras da área contemplada.
Os projetos, contudo, precisam atender a padrões ambientais e urbanos e disponibilizar áreas verdes e permeáveis (parques lineares).
A lei possibilitará a regularização, sem ônus, de construções irregulares. (EV)


Texto Anterior: Metodologia: Estudo usou dados da prefeitura e de fontes privadas
Próximo Texto: São Paulo em zonas - Leste: Um-dormitório tem valorização recorde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.