São Paulo, quarta-feira, 01 de abril de 2009

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reportagem de capa

"Indies" inovam e quebram paradigmas

ENTREVISTA >> Opinião é de Peter Molyneux, criador de Dungeon Keeper

DO ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO

Dungeon Keeper, Black & White e Fable são apenas alguns dos jogos que saíram da mente de Peter Molyneux e, de quebra, o ajudaram a receber a condecoração da coroa britânica e o título de Sir.
Palestrante da GDC, em San Francisco, o produtor, à frente da Lionhead Studios vê nos produtores independentes de hoje entusiasmo parecido ao do início de sua carreira, no começo dos anos 1980.
Em entrevista à Folha, Molyneux disse que vêm da produção independente, sem o patrocínio de grandes empresas, as ideias que fogem dos padrões e que quebram paradigmas. "Se hoje eu fosse dar dicas para alguém que deseja ingressar no mercado de games, diria para juntar-se a um amigo, buscar ideias diferentes e colocá-las logo em prática."

"Pequenos criativos"
Para o produtor, tanto a internet, o PC, quanto as redes on-line, em consoles como PS3, Wii e Xbox 360, tornaram os canais de distribuição perfeitos para os "pequenos criativos". Atualmente, no entanto, Molyneux está encantado com o iPhone. "Tiro meu chapéu para a Apple por ter desenvolvido algo tão bem feito e bonito e que pode vencer o PSP e até o DS [portáteis de Sony e Nintendo, respectivamente]."
Molyneux vê em jogos como Halo e Wii Sports produtos capazes de mudar o mundo. "O segredo está em criar uma experiência que o máximo possível de pessoas possam jogar." Neste caso, ele ainda recomenda tentar o PC: "O que é fascinante sobre os computadores é que há um bilhão deles no mercado. Logo, existem muitas oportunidades aí".

Às voltas com Fable
Em outubro do ano passado, chegou às lojas Fable II, RPG desenvolvido pela Lionhead Studios exclusivamente para Xbox 360.
Satisfeito com a recepção da crítica e do público ao jogo, Molyneux prepara conteúdo inédito para ser liberado via download "dentro de algumas semanas". Intitulado See the Future, o pacote prevê missões inéditas para aprofundar a história do game.
Mesmo com o sucesso do RPG, Molyneux não deixa de ver falhas em Fable II que gostaria de corrigir, desde as animações até o comportamento dos personagens. "Quem jogou Fable II em algum momento deve ter pensado que certas partes não ficaram tão boas", afirmou.
Ainda que evite falar de uma continuação, o produtor dá algumas pistas: "Não posso confirmar se Fable III já está em produção, mas diria que só iremos trabalhar no jogo se tivermos ideias realmente inteligentes. E são essas ideias que fazem o jogo ser amado no mundo todo."
Fable II, que lida com as escolhas entre ser bom ou mau e, com isso, afetar o mundo ao redor do personagem, chegou a ser eleito pela Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, na tradução da sigla em inglês) como o jogo mais amigável com os bichos em 2008. Tudo porque o game permite, com sucesso, seguir uma linha vegetariana de alimentação. (THÉO AZEVEDO)


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