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reportagem de capa
"Indies" inovam e quebram paradigmas
ENTREVISTA >> Opinião é de Peter Molyneux, criador de Dungeon Keeper
DO ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO
Dungeon Keeper, Black &
White e Fable são apenas alguns dos jogos que saíram da
mente de Peter Molyneux e, de
quebra, o ajudaram a receber a
condecoração da coroa britânica e o título de Sir.
Palestrante da GDC, em San
Francisco, o produtor, à frente
da Lionhead Studios vê nos
produtores independentes de
hoje entusiasmo parecido ao do
início de sua carreira, no começo dos anos 1980.
Em entrevista à Folha,
Molyneux disse que vêm da
produção independente, sem o
patrocínio de grandes empresas, as ideias que fogem dos padrões e que quebram paradigmas. "Se hoje eu fosse dar dicas
para alguém que deseja ingressar no mercado de games, diria
para juntar-se a um amigo,
buscar ideias diferentes e colocá-las logo em prática."
"Pequenos criativos"
Para o produtor, tanto a internet, o PC, quanto as redes
on-line, em consoles como PS3,
Wii e Xbox 360, tornaram os
canais de distribuição perfeitos
para os "pequenos criativos".
Atualmente, no entanto, Molyneux está encantado com o
iPhone. "Tiro meu chapéu para
a Apple por ter desenvolvido algo tão bem feito e bonito e que
pode vencer o PSP e até o DS
[portáteis de Sony e Nintendo,
respectivamente]."
Molyneux vê em jogos como
Halo e Wii Sports produtos capazes de mudar o mundo. "O
segredo está em criar uma experiência que o máximo possível de pessoas possam jogar."
Neste caso, ele ainda recomenda tentar o PC: "O que é fascinante sobre os computadores é
que há um bilhão deles no mercado. Logo, existem muitas
oportunidades aí".
Às voltas com Fable
Em outubro do ano passado,
chegou às lojas Fable II, RPG
desenvolvido pela Lionhead
Studios exclusivamente para
Xbox 360.
Satisfeito com a recepção da
crítica e do público ao jogo,
Molyneux prepara conteúdo
inédito para ser liberado via
download "dentro de algumas
semanas". Intitulado See the
Future, o pacote prevê missões
inéditas para aprofundar a história do game.
Mesmo com o sucesso do
RPG, Molyneux não deixa de
ver falhas em Fable II que gostaria de corrigir, desde as animações até o comportamento
dos personagens. "Quem jogou
Fable II em algum momento
deve ter pensado que certas
partes não ficaram tão boas",
afirmou.
Ainda que evite falar de uma
continuação, o produtor dá algumas pistas: "Não posso confirmar se Fable III já está em
produção, mas diria que só iremos trabalhar no jogo se tivermos ideias realmente inteligentes. E são essas ideias que
fazem o jogo ser amado no
mundo todo."
Fable II, que lida com as escolhas entre ser bom ou mau e,
com isso, afetar o mundo ao redor do personagem, chegou a
ser eleito pela Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, na tradução da sigla em
inglês) como o jogo mais amigável com os bichos em 2008.
Tudo porque o game permite,
com sucesso, seguir uma linha
vegetariana de alimentação.
(THÉO AZEVEDO)
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