São Paulo, quarta-feira, 01 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Conheça programas de proteção e entenda a atividade da praga, que chega por e-mail e pode destruir arquivos

Saiba como se defender do vírus W32.Klez

DA REPORTAGEM LOCAL

Embora surjam novas falhas de segurança em programas da Microsoft, a ameaça mais difundida nas últimas semanas tira proveito de um defeito antigo. O vírus W32.Klez, que segundo a Trend Micro já infectou 208 mil micros, explora uma brecha que foi consertada em março de 2001.
O primeiro passo para evitá-lo é atualizar o Internet Explorer, o que pode ser feito instalando o arquivo disponível em www.microsoft.com/technet/security/bulletin/MS01-020.asp ou visitando o site Windows Update (http://windowsupdate.microsoft.com). Essa atualização de segurança é importante, pois evita que o W32.Klez seja executado automaticamente assim que chegar ao micro.
Com a atualização, o micro só será infectado pelo vírus se você abrir o arquivo que o contém. Normalmente, apagar anexos de e-mail cuja procedência é desconhecida ajuda a evitar problemas, mas o W32.Klez forja o remetente da mensagem contaminada.
Quer dizer: se alguma pessoa que você conhece tiver o PC contaminado, o vírus se alastrará usando a identidade dela. Não abra arquivos com as extensões EXE, BAT, PIF ou SCR, mesmo que pareçam vir de fonte segura.
Caso o W32.Klez infecte o seu micro, trará consigo um outro parasita: o W32.ElKern, que se encarregará de causar danos. A praga está programada para destruir todos os arquivos do computador no dia 13 de setembro, mas pode despertar antes.
Se você suspeita que o seu computador esteja contaminado, visite a página www.antivirus.com/vinfo/virusencyclo/default5.asp?VName=WORMKLEZ.H, que oferece gratuitamente um programa para detectar e remover o W32.Klez e o W32.ElKern.
Depois de executar a ferramenta de limpeza, é preciso reiniciar o micro e acioná-la novamente. Para completar, o usuário deve varrer o PC com um antivírus.
Se você não tem um software do tipo, pode instalar gratuitamente o AVG 6.0, que está disponível para download (5,2 Mbytes) em www.grisoft.com/html/usdownl.htm. Depois de baixar, instalar e registrar o AVG, não se esqueça de atualizá-lo -abra o programa e clique em Program, Control Center e Update Manager. (BG)


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Placa mostra tela do micro no televisor
Próximo Texto: Falhas afetam navegador da Microsoft
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.