São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placa é fácil de instalar, mas tem falhas

DA REPORTAGEM LOCAL

Como o próprio nome diz, a placa PixelView PlayTV USB Pro serve para sintonizar canais de televisão e usa a interface USB, ou seja, sua instalação não exige a abertura do micro. Na prática, há alguns problemas. O CD fornecido com a placa não mostra, na primeira vez em que é aberto, atalhos para os drivers (programas adaptadores), e sim tenta forçar o usuário a atualizar o DirectX (componente do Windows), mesmo que isso seja desnecessário -caso de máquinas com o sistema operacional Windows XP SP1.
Além disso, ligar o cabo USB não basta. É preciso conectar também um cabo de áudio, o que atrapalha o uso do produto com laptops. Por outro lado, a PlayTV dispensa fonte de alimentação externa e tem entradas analógicas para videocassetes e filmadoras.
A resolução máxima é baixa, apenas 352x288 pontos (existem placas internas que chegam a 640x480), o que prejudica a qualidade da imagem. A PlayTV adota o chipset (circuito controlador) Nogatech, mas o ideal seria usar o Brooktree, compatível com maior número de programas (veja alguns em www.tv-cards.com).

Problemas
O produto é fornecido com três softwares: dois para ver TV e ouvir rádio FM e o InterVideo WinDVR, que permite pausar transmissões ao vivo.
Infelizmente, a PlayTV é ruim no quesito compatibilidade. O programa de TV da PixelView tem um recurso de agendamento de gravações, mas ele simplesmente não funcionou durante os testes. O WinDVR cortou o áudio da transmissão (exigindo um ajuste manual todas as vezes em que era aberto). Além disso, a placa apresenta uma inconveniência, pois não conseguiu realizar gravações programadas com o micro em modo de espera. Isso é um incômodo, pois força o usuário a deixar o PC ligado o tempo todo.
Além disso, o controle remoto fornecido não funciona com o WinDVR. Para eliminar possíveis dúvidas, a placa foi instalada em um segundo micro e apresentou as mesmas anomalias. Devido a elas, a compra da PlayTV (R$ 400; www.pixelview.com.br) não é recomendada até que o fabricante resolva os problemas. (BG)


Texto Anterior: Nos EUA, micro capta TV digital
Próximo Texto: Avanço da Microsoft ainda é visto com desconfiança em Holywood
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.