São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

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GUIA PRÁTICO DOS LEILÕES ON LINE
Sistema de lances permite obter preço mais vantajoso; sites que leiloam raridades e objetos para colecionadores são destaques
Internet traz martelo virtual a um clique

Reprodução/Folha Imagem
iBazar (www.ibazar.com.br), que tem 340 mil usuários no país


FRANCISCO MADUREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os leilões virtuais são uma boa opção para dar um jeito naquela bicicleta ergométrica que virou cabide ou encontrar um LP raro. Diferentes das lojas virtuais, eles permitem comprar e vender produtos com a vantagem dos lances -além de conseguir mais dinheiro em um objeto que estava parado dentro de casa, muitas vezes também dá para encontrar verdadeiras pechinchas.
O negócio parece decolar. Mesmo com a derrocada do leilão Gibraltar, na semana passada, os números apontam para um crescimento de quase 500% no volume de transações no Brasil entre 1999 e 2000, segundo estudo realizado na América Latina pelo Boston Consulting Group. Até o final do ano, esse mercado deve movimentar cerca de US$ 300 milhões no país.
O processo é bastante simples, e os grandes sites de leilão brasileiros funcionam da mesma forma. O usuário se inscreve, confirma seu cadastro com CPF e um e-mail válido e já pode dar lances ou colocar à venda seus próprios produtos. O vendedor define o preço mínimo e o valor a ser adicionado em cada lance. Até o vencimento do prazo para a venda do produto, basta acompanhar os lances de outros usuários e fazer suas próprias ofertas.
Ao final desse prazo, se o maior lance for seu, você vence o leilão e deve entrar em contato, pelo próprio site, com o vendedor. Resta combinar as formas de pagamento e de entrega.
O processo é gratuito. A única despesa é uma taxa paga pelo vendedor, que varia de site para site. É uma espécie de comissão, cobrada apenas quando o produto é vendido. Caso comprador e vendedor morem em cidades diferentes ou queiram mais segurança, podem optar por serviços de mediação (leia texto abaixo).
Para dar mais segurança ao comprador, leilões brasileiros adotaram uma avaliação que os usuários podem preencher depois de fechar um negócio. Funciona como uma reputação virtual: segundo os sites, é mais seguro comprar algo de um usuário que só recebeu boas avaliações em negócios anteriores.



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