São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuário pode avaliar negócio

DA REPORTAGEM LOCAL

Um recurso interessante para conhecer um pouco mais sobre quem está do outro lado da transação é o sistema de avaliação dos leilões virtuais.
Depois de fechar o negócio, comprador e vendedor podem dar notas e fazer comentários um sobre o outro. Esses dados ficam disponíveis para consulta por qualquer usuário cadastrado.
"Com o tempo, as qualificações vão se acumulando, e o usuário pode se prevenir antes de fechar o negócio", afirma Stelleo Tolda, presidente do site de leilão virtual Mercado Livre.
Até mesmo nos fóruns desses sites, usuários postam reclamações e alertam seus amigos virtuais sobre eventuais problemas ocorridos nas negociações. "Isso é uma peneira", diz Tolda. "Após duas qualificações negativas, o usuário é descadastrado do site." Na página principal, inclusive, há um link para os melhores vendedores do site, para incentivar a participação dos usuários no sistema de classificação.
O Mercado Livre, que fechou o mês de setembro com 13 mil transações, cobra uma taxa fixa de 4% sobre o valor final da venda. O valor máximo cobrado é de R$ 300.
O visual do site é leve, o que facilita o acesso às principais categorias e aos produtos em destaque. O mecanismo de busca permite procurar artigos nas diversas regiões do país, com palavras-chave em títulos ou em descrições.
Há também uma seção com produtos que tiveram lance inicial de R$ 1 -nem todos continuam nessa faixa, mas a vantagem é que, em geral, os lances são mais baixos.



Texto Anterior: Foto do produto atrai mais lances
Próximo Texto: Colecionadores podem arrematar raridades em sessões especiais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.