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EVENTO
Pessimismo sobre nova economia domina Fall Internet World 2000, realizada em Nova York
Sites em 3D são destaque de feira
SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK
A Fall Internet World 2000, uma
das maiores feiras do mundo sobre a rede de computadores, terminou na última sexta em Nova
York em clima de pessimismo,
bem diferente do espírito dominante nas outras edições da feira.
Apesar do número de exibidores e de visitantes ser crescente, a
euforia dos outros anos foi substituída por palestras sobre "Como
Sobreviver Fazendo Mudanças" e
"Redimensionar Sua Pontocom",
entre outros temas.
Isso quando as palestras aconteciam de verdade. O fundador da
Eve.com, empresa de vendas de
produtos de beleza pela rede, falaria sobre "Como a Indústria de
Cosmético Está Crescendo Online" já na abertura. Mas sua empresa fechou cinco dias antes.
Organizadora da FIW, a empresa Penton, chegou a publicar
anúncio de meia página na capa
do caderno de economia do jornal "The New York Times" na
quarta-feira passada, dia da abertura, dizendo que havia baixado o
preço do ingresso à metade.
Embora o número de visitantes
que se pré-cadastraram tenha sido de 5.000 (20% mais do que em
1999), a Penton temeu que a crise
pudesse esvaziar o evento. O resultado foi um público de 62 mil
(contra 50 mil em 1999) e mil expositores (900 no ano passado).
Em seu sétimo ano, a Fall Internet World é a segunda feira mais
importante do gênero e a primeira em business to business (B2B).
Novidades
O principal lançamento foi da
America Online, maior provedora do mundo de acesso à Internet,
que aproveitou a feira para apresentar a nova versão do soft de
acesso a seu conteúdo, o "AOL
6.0". O sistema continua usando o
"Internet Explorer" como navegador -o "Netscape 6", também
da AOL, ainda não está pronto.
O programa funciona com
"Windows 95" e "98"; a empresa
deve lançar depois a versão para
"Windows 2000" e Mac. Uma
inovação é um dispositivo de som
que permite o download de músicas sem infringir os direitos autorais.
Outro agregador de interesses
foi a apresentação da IBM sobre
mobile business, o m-business,
comércio via telefone móvel. Segundo projeções, a modalidade
vai movimentar US$ 280 milhões
em 2000, US$ 3,66 bilhões em
2002 e US$ 5,14 bilhões em 2004.
A empresa fez suas previsões segundo dados recebidos de seus
clientes e de experts na rede no
mundo todo. Para a IBM, quase
todas as companhias da lista 2.500
da "Fortune" fazem agora sua estratégia de m-business, e os resultados aparecerão em seis meses.
Internet 3D
Uma das novidades na qual alguns expositores investiram é a
Internet 3D. É o que vêm fazendo
a Sony, a emissora MTV, a loja de
brinquedos FAO Schwartz e a loja
de aparelhos com design exclusivo Sharper Image.
A idéia é usar o recurso da terceira dimensão para se diferenciar do imenso número de sites.
Segundo cálculos informais, cerca
de 500 empresas já mostram suas
páginas com imagens em três dimensões.
Um dos principais empecilhos,
no entanto, é o fato de o usuário
ter de usar óculos especiais durante a navegação, o que afastaria
da rede o navegante médio, que
rejeita o acessório.
Outra das novidades apresentadas na FIW ficou por conta da ActiveSky, um dos estandes que
mais atraiu visitantes -um dos
poucos que apresentaram filas
durante os três dias.
A empresa desenvolveu uma
tecnologia de compressão de mídia que permite que sites, e-mails
e mesmo visores de telefones celulares apresentem vídeo de alta
qualidade e resolução.
Segundo especialistas que testaram a novidade, o programa
apresenta mais definição do que o
MPEG, um dos mais populares
hoje. Pode ser baixado do site da
empresa, www.activesky.com.
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