São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

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EVENTO
Pessimismo sobre nova economia domina Fall Internet World 2000, realizada em Nova York
Sites em 3D são destaque de feira

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

A Fall Internet World 2000, uma das maiores feiras do mundo sobre a rede de computadores, terminou na última sexta em Nova York em clima de pessimismo, bem diferente do espírito dominante nas outras edições da feira.
Apesar do número de exibidores e de visitantes ser crescente, a euforia dos outros anos foi substituída por palestras sobre "Como Sobreviver Fazendo Mudanças" e "Redimensionar Sua Pontocom", entre outros temas.
Isso quando as palestras aconteciam de verdade. O fundador da Eve.com, empresa de vendas de produtos de beleza pela rede, falaria sobre "Como a Indústria de Cosmético Está Crescendo Online" já na abertura. Mas sua empresa fechou cinco dias antes.
Organizadora da FIW, a empresa Penton, chegou a publicar anúncio de meia página na capa do caderno de economia do jornal "The New York Times" na quarta-feira passada, dia da abertura, dizendo que havia baixado o preço do ingresso à metade.
Embora o número de visitantes que se pré-cadastraram tenha sido de 5.000 (20% mais do que em 1999), a Penton temeu que a crise pudesse esvaziar o evento. O resultado foi um público de 62 mil (contra 50 mil em 1999) e mil expositores (900 no ano passado).
Em seu sétimo ano, a Fall Internet World é a segunda feira mais importante do gênero e a primeira em business to business (B2B).

Novidades
O principal lançamento foi da America Online, maior provedora do mundo de acesso à Internet, que aproveitou a feira para apresentar a nova versão do soft de acesso a seu conteúdo, o "AOL 6.0". O sistema continua usando o "Internet Explorer" como navegador -o "Netscape 6", também da AOL, ainda não está pronto.
O programa funciona com "Windows 95" e "98"; a empresa deve lançar depois a versão para "Windows 2000" e Mac. Uma inovação é um dispositivo de som que permite o download de músicas sem infringir os direitos autorais.
Outro agregador de interesses foi a apresentação da IBM sobre mobile business, o m-business, comércio via telefone móvel. Segundo projeções, a modalidade vai movimentar US$ 280 milhões em 2000, US$ 3,66 bilhões em 2002 e US$ 5,14 bilhões em 2004.
A empresa fez suas previsões segundo dados recebidos de seus clientes e de experts na rede no mundo todo. Para a IBM, quase todas as companhias da lista 2.500 da "Fortune" fazem agora sua estratégia de m-business, e os resultados aparecerão em seis meses.

Internet 3D
Uma das novidades na qual alguns expositores investiram é a Internet 3D. É o que vêm fazendo a Sony, a emissora MTV, a loja de brinquedos FAO Schwartz e a loja de aparelhos com design exclusivo Sharper Image.
A idéia é usar o recurso da terceira dimensão para se diferenciar do imenso número de sites. Segundo cálculos informais, cerca de 500 empresas já mostram suas páginas com imagens em três dimensões.
Um dos principais empecilhos, no entanto, é o fato de o usuário ter de usar óculos especiais durante a navegação, o que afastaria da rede o navegante médio, que rejeita o acessório.
Outra das novidades apresentadas na FIW ficou por conta da ActiveSky, um dos estandes que mais atraiu visitantes -um dos poucos que apresentaram filas durante os três dias.
A empresa desenvolveu uma tecnologia de compressão de mídia que permite que sites, e-mails e mesmo visores de telefones celulares apresentem vídeo de alta qualidade e resolução.
Segundo especialistas que testaram a novidade, o programa apresenta mais definição do que o MPEG, um dos mais populares hoje. Pode ser baixado do site da empresa, www.activesky.com.


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