São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP
Portátil, o toca-MP3 Nomad Jukebox armazena o equivalente a mais de cem CDs comuns
Aparelho grava até 1.500 músicas

ARMANDO DE OLIVEIRA FORTUNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os tocadores convencionais de MP3 possuem capacidade de armazenamento limitada: geralmente, eles guardam até 60 minutos de música (com arquivos gravados a 128 Kbps). Muitas vezes, porém, gostaríamos de ter à nossa disposição uma variedade maior de canções.
É exatamente nesse cenário que se encaixa o Nomad Jukebox, que está sendo lançado pela Creative Technology. O aparelho se destaca dos outros tocadores de MP3 por sua capacidade de armazenamento, que chega a 6 Gbytes.
A aparência e o tamanho do Jukebox lembram os tocadores de CD portáteis, mas as semelhanças param por aí: o Nomad armazena cerca de 1.500 canções no formato MP3, o que equivale a mais de cem CDs de música.
Um mostrador de cristal líquido indica a música que está sendo tocada, além de fornecer informações sobre a unidade. Junto ao mostrador de cristal líquido, existem botões para controlar o funcionamento do aparelho e avançar ou retroceder entre as músicas gravadas.
A reprodução das músicas pode ser alterada usando o recurso EAX, que simula as características acústicas de vários ambientes, como uma caverna ou uma sala de espetáculos. Também é possível alterar a velocidade de reprodução da música em 50%, deixando-a mais lenta ou mais rápida.
Além disso, o usuário conta com um equalizador para ajustar graves e agudos.
Para armazenar músicas no Jukebox é preciso conectá-lo a um computador usando um cabo USB. Embora a taxa de transferência seja alta (500 Kbytes por segundo), o aparelho leva mais de uma hora para armazenar cerca de 450 músicas, ou 1,6 Gbyte.
O aparelho também traz uma interface infravermelha (para transferência de dados sem fio), mas ela ainda não foi ativada pelo fabricante.
Devido à grande capacidade de armazenamento do Nomad, o usuário precisa organizar bem as músicas para poder encontrá-las.
O aparelho permite que o usuário separe as músicas por gênero, álbum e estilo. Além disso, também é possível criar e armazenar listas de músicas para reprodução contínua ou aleatória.
Embora essas listas possam ser criadas usando o painel do Jukebox, é mais conveniente fazer isso com o programa que acompanha o aparelho, o "PlayCenter 2". Além de transferir e organizar músicas, o programa copia faixas de CDs convencionais e as transforma em arquivos MP3.
Com o objetivo de inibir a pirataria de músicas nesse formato, o Jukebox não permite que as músicas sejam transferidas dele para um computador. A eficiência prática dessa medida é, porém, duvidosa.
O Jukebox vem com um manual em inglês que descreve os princípios básicos de operação do sistema e do programa "PlayCenter 2".
Um tutorial ajuda o usuário iniciante a operar o aparelho, que já vem com algumas músicas gravadas. Um guia de instalação rápida descreve o procedimento de instalação.
Ao seguir o procedimento descrito no guia de instalação rápida, a execução do programa "PlayCenter 2" apresentou um problema, já que o Jukebox foi reconhecido pelo "Windows 98" antes de ter seus programas adaptadores (drivers) instalados.
Para resolver o problema, foi preciso instalar os programas adaptadores e só depois conectar a unidade ao PC.
De um modo geral, o Jukebox é um produto interessante, que pode ser útil para quem gosta de ouvir músicas em MP3, possui uma coleção musical muito grande para os tocadores convencionais e quer ter acesso imediato a toda a coleção.
Embora alguns tocadores de CDs comuns também possam tocar discos com músicas gravadas no formato MP3, nenhum deles é equivalente ao Jukebox em termos de capacidade.
Como cada CD armazena aproximadamente 650 Mbytes de dados, seria preciso transportar quase dez discos para igualar a autonomia do aparelho.


Armando Fortuna é PhD em Ciências da Computação pela Universidade de Manchester e docente do ICMC-USP.

E-mail: fortuna@lcad.icmc.sc.usp.br


Texto Anterior: Programa tem atualização
Próximo Texto: Baterias podem ser recarregadas pelo usuário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.