São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOLIDARIEDADE
Pesquisadores buscam apoio de internautas para acelerar cura da Aids e do câncer
PC ajuda em projetos científicos

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você tem um computador, navega na Internet e quer estimular descobertas científicas, já pode fazer a sua parte: vários pesquisadores estão organizando projetos que usam o poder de processamento do micro para acelerar descobertas como a cura da Aids, remédios contra o câncer e novas soluções para o lixo radioativo.
Os projetos funcionam de maneira parecida: para participar, você precisa instalar programas especiais para o download de arquivos criptografados (codificados) que contêm informações obtidas pelos pesquisadores.
Quando você não está usando o PC, essas ferramentas entram em ação, realizando contas que ajudam os cientistas a decifrar os resultados de testes feitos em laboratório.
Os programas não interferem na utilização do micro nem afetam os arquivos do usuário.
Por enquanto, os internautas não recebem compensação financeira por sua participação, mas já existe uma empresa que promete pagar pelo uso do micro: é a ProcessTree Network (www.processtree.com), que não divulga a quantia que pretende distribuir ou a data em que começará a fazer os pagamentos.
A seguir, conheça melhor alguns dos principais projetos e saiba como participar de cada um.
Aids
Criado por cientistas do Scripps Research Institute, na Califórnia, o projeto FightAids@Home tenta criar remédios mais eficazes contra a Aids. Para participar, visite o endereço www.fightaidsathome.com e faça o download (3,3 Mbytes) do programa "Entropia".
Depois de instalá-lo e reiniciar o micro, você precisará se conectar à Internet e se cadastrar. Em seguida, o programa copiará um arquivo com informações enviadas pelo laboratório (processo que demora aproximadamente 30 minutos) e começará a trabalhar.

Câncer
Para participar do projeto, que está sendo coordenado pelo National Cancer Institute (www.nci.nih.gov), órgão do governo norte-americano, visite a página www.parabon.com/pioneer/download/directDownload.jsp e copie o programa "Pioneer" (download de 1 Mbyte). Você precisa se conectar à Internet antes de instalar o programa, que, segundo seus criadores, já tem 11 mil usuários.

Radioatividade
Outro estudo que pede a ajuda dos internautas é o Gamma Flux, que calcula as propriedades de vários materiais usados para armazenar dejetos radioativos. Os interessados devem fazer o download de um programa especial em www.dcypher.net/projects. shtml. Os resultados da primeira etapa do projeto, que é coordenado pelo cientista sueco Peter Jannson, estão em www.dcypher.net/gfplots.html.

Biologia
Depois que cientistas terminaram o mapeamento do DNA humano, novas pesquisas procuram descobrir como as proteínas dos seres vivos são formadas.
A IBM está construindo o maior supercomputador do mundo para estudar o problema: batizada de Blue Gene, a máquina terá a potência de 2 milhões de PCs.
Enquanto ela não fica pronta, a pesquisa científica avança com o projeto Folding@home, que foi criado por pesquisadores da Stanford University e tem o mesmo objetivo. Para participar, copie o programa disponível no site www.stanford.edu/group/pandegroup/Cosm. (BG)


Texto Anterior: Conserte arquivos do PC
Próximo Texto: Estudo procura seres alienígenas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.