São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo procura seres alienígenas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos pioneiros na utilização de micros conectados à Internet, o projeto Seti@home foi criado em 1996 com uma proposta inusitada: encontrar indícios da existência de vida inteligente fora da Terra.
O projeto é uma extensão do Seti (Procura por Vida Extraterrestre Inteligente, em inglês), estudo criado nos anos 70 para analisar ondas eletromagnéticas que se propagam pelo Universo. O objetivo é decifrar eventuais informações que possam ter sido enviadas por alienígenas.
O projeto inspirou o roteiro do filme "Contato", em que a atriz Jodie Foster interpreta o papel de uma cientista que trabalha no Seti e se surpreende ao encontrar sinais de vida extraterrestre.
Na vida real, os resultados foram diferentes: apesar da ajuda dos internautas que participam do Seti@home -até o fechamento desta edição, mais de 2,4 milhões de voluntários já haviam se cadastrado-, o projeto ainda não conseguiu localizar nenhum indício de vida extraterrestre.
Mas os cientistas da Berkeley University (Califórnia) responsáveis pelo estudo não se intimidam: esperançosos, eles pretendem estender o Seti@home até o final do ano que vem.
Há 30 mil internautas brasileiros participando do projeto, o que coloca o país em 23º lugar na lista de voluntários. Para se juntar a eles, visite o endereço http://setiathome.ssl.berkeley.edu/download.html e faça o down- load (773 Kbytes) do programa utilizado no estudo. (BG)



Texto Anterior: Solidariedade: PC ajuda em projetos científicos
Próximo Texto: Equipe decifra código secreto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.