UOL


São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÍDOLOS NACIONAIS

Conheça mais sobre os pilotos brasileiros

Reprodução
O tricampeão Ayrton Senna, em cena do www.f1-photo.com, e o piloto Rubens Barrichello, no site hem.passagen.se/lasse_modh


DA REPORTAGEM LOCAL

Responsáveis diretos pela popularidade da Fórmula 1 no país, os pilotos brasileiros estão representados na internet. A trajetória do bicampeão Emerson Fittipaldi, por exemplo, é explicada pelo site oficial www.emersonfittipaldi.com, que enumera as vitórias do piloto desde os anos 70 e traz uma galeria de fotos com cenas históricas da Fórmula 1 e da Fórmula Indy.
A página www.fortunecity.de/hockenheim/ferrari/125/fittipaldi-copersucar-1975-82.html está em alemão, mas traz fotos do time Copersucar, que foi uma tentativa, encabeçada por Fittipaldi, de criar uma equipe brasileira de Fórmula 1. Em português, a página www.geocities.com/fittipaldinaweb também reúne imagens relevantes. Para entender o malogro da Copersucar, que nunca venceu na F-1, visite www.grandprix.com/gpe/con-fitti.html.
O site da equipe Piquet Sports (www.piquetsports.com.br), que foi criada pelo piloto Nelson Piquet, dedica-se ao filho do tricampeão, Nelson Ângelo, que em 2002 teve um desempenho histórico: foi campeão da F-3 sul-americana com 16 pole-positions e 13 vitórias em 18 corridas disputadas. Embora essa página traga algumas informações sobre Piquet (o pai), a carreira dele é mais bem representada pela página 8w.forix.com/piquet.html, que traz, inclusive, uma foto do acidente sofrido em 1989. Acesse também www.geocities.com/pirosqueta, que traz uma galeria de imagens e lista os resultados de todas as corridas disputadas por Piquet entre 1978 e 1991.
Elevado à categoria de semideus pelos fãs, o tricampeão Ayrton Senna tem sua página oficial em senna.globo.com, que traz um memorial narrando detalhadamente a carreira de Senna, desde os campeonatos de kart até o acidente fatal com a Williams, em 1º de maio de 1994.
A batida é mostrada no site www.ayrton-senna.com, que traz até um vídeo. Menos lúgubre, a página www.sennadasilva.com reúne fotos e artigos.
O site oficial de Rubens Barrichello ( www.barrichello.com.br) está em manutenção, mas podem-se encontrar fotos em hem.passagen.se/lassemodh e estatísticas completas em www.kes.hants.sch.uk/cgi-bin/indiv.pl?name=Rubens%20Barrichello.
Os brasileiros Cristiano da Matta (www.damatta.com), que corre na F-1, e Helio Castro Neves ( www.heliocastroneves.com.br), que corre na IRL, também têm páginas na internet. Sobre Antônio Pizzonia, que corre na F-1, consulte www.formula1.com/driver/highlights/32.html. (BG)


Texto Anterior: Veja equipes e entenda as novas regras
Próximo Texto: Acompanhe as disputas nos EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.