UOL


São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blogueiros escrevem do front e páginas boicotam produtos dos EUA

JULIANA DORETTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Além de armas inteligentes e de protestos pacifistas via internet, o conflito entre EUA e Iraque traz novidades também na cobertura noticiosa. Os movimentos das Forças Armadas anglo-americanas e iraquianas podem ser acompanhados em um meio estreante em guerras: os blogs.
Na página www.lt-smash.us, leia as mensagens do reservista americano L. T. Smash, que participa da operação Liberdade Iraquiana. Em www.rooba.net/will, um oficial do Exército dos EUA narra seu dia-a-dia no Kuait.
Para ver o outro lado do conflito, acesse o blog dearraed. blogspot.com, em que Salam Pax -que afirma estar em Bagdá- fala sobre o cotidiano da capital do Iraque durante os ataques.
Mas, se você prefere imagens a relatos, assista às transmissões da webcam instalada em Bagdá e acompanhe a cidade minuto a minuto (www.msnbc.com/m/lv). Fotos de satélite do Oriente Médio estão no site do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (www.icrc.org/eng).

Hackers
Outro veículo que vem chamando a atenção é o canal de TV árabe Al Jazeera (www.aljazeera.net), que traz imagens de iraquianos feridos e de soldados ocidentais mortos. Mas seu sucesso provocou a fúria de ativistas pró-conflito: o site da TV foi tirado do ar momentaneamente no dia 27 de março. Em seu lugar, a mensagem "deixe a liberdade vencer".
Os hackers também atuam ao lado dos pacifistas. O site oficial do primeiro-ministro britânico Tony Blair (www.number-10.gov.uk) ficou inacessível por alguns instantes nos dias 23 e 27 de março. Páginas como Indymedia (uk.indymedia.org) e Electrohippie Collective (www.fraw.org.uk/ehippies) se dizem as autoras dessas ações.
Mais protestos vêm sob a forma de boicotes a produtos norte-americanos, estimulados em sites como www.boycottwar.net -do Idea (Grupo Internacional por Ações Econômicas Diretas)-, www.consumers-against-war.de (ambos com links em português) e www.adbusters.org.
Quem quiser esquecer as notícias vindas do front pode se divertir com as centenas de sátiras do presidente George W. Bush e de Saddam Hussein que invadem a rede em páginas como www.jibjab.com, www.shmater.com/gettingsaddam22.html e politicalhumor.about.com/cs/saddam.
Ria com tiras inteligentes em www.humorisdead.com/toons.html ou mande um cartão com piadas no site www.shrubbish.com.


Texto Anterior: Novo presidente assume cargo em entidade
Próximo Texto: Títulos unem velocidade e crime
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.