UOL


São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Serviço pago tem rádios temáticas e acervo de gravadoras e selos independentes

Site oferece MP3 com cara de revista

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Música digital sem ter que escarafunchar os imensos bancos de dados gerados pelos programas de troca de arquivos.
É isso que o MusicNow (music.fullaudio.com), novo serviço de música digital por assinatura, promete aos seus clientes: menos trabalho e muitas músicas. Mais precisamente: 200 mil músicas - esse é o número de títulos que o site afirma possuir em seu acervo.
Não é em cima da quantidade de títulos que o serviço busca vender seu peixe, mas na forma com que esses títulos estão dispostos. O chamariz do novo serviço é que o streaming (envio instantâneo) e o download de canções estão organizados no formato de uma revista musical.
Em mais detalhes, o site oferece 36 estações temáticas de rádio que só tocam música -sem apresentador nem intervalos comerciais-, sequências programadas de músicas e coleções com a discografia completa de artistas das gravadoras AOL Time Warner, EMI Group, Bertelsmann, Universal Music e Sony. Também apresenta obras dos músicos menos conhecidos dos selos independentes Koch e Sanctuary.
Ainda constam do menu de atrações do novo serviço programas de rádio com apresentadores e músicas para download.

Adultos
O serviço, oferecido pela empresa Full Audio, mira um público mais velho, que tem dinheiro para investir em entretenimento, mas não tem paciência de fazer buscas de arquivos.
Ou seja: pessoas que não topam mais passar horas procurando versões raras de suas canções favoritas nos computadores das redes de troca de arquivos.
Segundo a empresa, esse público existe, tem cartão de crédito e acesso à internet por banda larga, já experimentou os programas de troca de arquivos e gostou, mas, depois de um tempo, segundo a pesquisa de mercado feita pela FullAudio, ficou sem idéia do que procurar na internet.
Daí surge o diferencial que o serviço busca oferecer e que compara ao formato de uma revista de entretenimento.
Na página, as músicas são apresentadas ao usuário nas programações das rádios e nas sequências de músicas pré-programadas. Além de haver destaques de quando em quando mostrando canções novas. Esse formato facilitaria a vida do usuário, que não precisaria pensar muito no que quer ouvir.
O serviço oferece 36 canais, em que DJs escolhem as músicas que vão ser tocadas de acordo com o estilo que dá nome ao canal. Ou seja, o assinante encontra rádios que tocam punk-rock mal-humorado e outras que têm canções românticas no repertório.

Preços
A assinatura do serviço funciona de duas formas: o assinante pode pagar US$ 9,95 por mês para ter acesso ilimitado à programação de rádios e ouvir as músicas que quiser por streaming além de poder fazer download de faixas individuais para o seu computador. Ou pode pagar US$ 4,95 por mês para ter streaming ilimitado e aí, a cada download adicional que fizer, pagar US$ 0,99. O pagamento é feito com o cartão de crédito.
O assinante cria a sua página pessoal, em que ele escolhe seus canais favoritos, seus artistas e suas programações. Dessa página ele pode buscar músicos, canções ou álbuns e selecionar outras músicas para tocar. Ao todo, o serviço conta com 200 mil títulos que podem ser ouvidos pelo assinante com poucos cliques.
O preço é o mesmo dos concorrentes PressPlay (www.pressplay.com) e Rhapsody (www.listen.com).
O site oferece sete dias de testes, mas, por enquanto, apenas para internautas dos EUA. (HHL)


Texto Anterior: Títulos unem velocidade e crime
Próximo Texto: Endereços on-line
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.