São Paulo, Quarta-feira, 02 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defesa da Amazônia é prioridade em site ecológico

free-lance para a Folha

Perto dos sites institucionais do governo brasileiro, a página do Ibama (Instituto Brasileiro para o Meio Ambiente e Recursos Renováveis) é a mais completa. E pode deixar os desmatadores raivosos.
O órgão colocou informações e mapas de áreas acima de 50 hectares para o internauta comparar o desmatamento ao longo dos anos.
As imagens são todas tiradas de satélite. Basta entrar na página principal (www.ibama.gov.br/index0.htm) e clicar no link de desmatamento. A partir daí, é só dizer o período do ano que deseja pesquisar e o município ou Estado.
Outra seção informativa do site é a que indica a situação da Amazônia Legal, atualizada todos os dias.
O satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) focaliza as áreas de maior concentração de calor e as separa por município. O satélite também faz uma previsão do tempo para as regiões amazônicas.

Chico Mendes
A ONG americana EDF (Environmental Defense Fund) é uma das organizações estrangeiras mais preocupadas com a Amazônia. Ela lançou, no ano passado, uma campanha para a construção de mais reservas extrativistas sustentáveis. É uma homenagem a Chico Mendes, assassinado em 88 por lutar pelas reservas.
O internauta participa da campanha por meio de um abaixo-assinado dirigido ao presidente Fernando Henrique. O endereço na rede é www.edf.org/cgi-bin/takeaction.pl.
Outra parte interessante da campanha é o link Chico Remembered, que mostra fotos da expedição de integrantes da EDF à Amazônia para conhecer Chico Mendes.
No Brasil, o site do projeto Mamirauá, da ONG do mesmo nome, mostra que nem tudo está perdido. O projeto trata de uma reserva ecológica da Amazônia que preserva as espécies animais e vegetais do local. Com belas fotos e informações de como viver de maneira harmoniosa com o meio ambiente, o site é um alívio depois de tantas denúncias de desmatamento. Confira em www.cnpq.br/mamiraua/.
Vale a pena ver também o site sobre a reserva do Piranha. Dá exemplos de como cuidar do meio ambiente. O site é bem bonito: www.reservapiranha.am.gov.br.
Já a ONG americana Amanaka'a (www.amanakaa.org) defende os direitos da população da floresta, principalmente a indígena. O nome da organização significa, na língua tupi, "floresta da chuva".

Semana da Amazônia
Não vai haver festa para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente na Internet, no dia 5. Pelo menos quando o tema é Amazônia. Os sites ecológicos resolveram cobrar por soluções.
O jornal digital "Folha do Meio Ambiente" vai publicar em sua edição de junho uma entrevista com o presidente Fernando Henrique Cardoso (www.folhadomeioambiente.org.br).
E o jornal "Ambiente Global" programou chat com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho. Ele vai falar diretamente da Amazônia, onde estará com o presidente Fernando Henrique Cardoso. O bate-papo está previsto para o dia 5, às 19h (a confirmar). Acontece no endereço www.uol.com.br/batepapo. (ALu)



Texto Anterior: Congresso será na rede
Próximo Texto: Fauna brasileira ganha refúgios virtuais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.