São Paulo, quarta-feira, 02 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET NA JUSTIÇA
Programas que funcionam como o "Napster" permitem fazer download de filmes inteiros, mas é preciso ter uma boa conexão
Intercâmbio de filmes também é atacado

ALEXANDRE VERSIGNASSI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois da troca de músicas em MP3, é o intercâmbio de filmes que vem ganhando a rede.
Vários programas usados para a captura de arquivos musicais também são capazes de encontrar filmes. É o caso do "Gnutella" e do "iMesh". Mas o mais eficiente, segundo testes feitos pela Folha, é o "Scour Exchange".
O software, que pode ser pego gratuitamente em www.scour.com, funciona de maneira semelhante ao "Napster". Para encontrar vídeos, basta clicar no ícone "Find Media", digitar o título do filme (em inglês) e esperar.
Após alguns segundos, se o vídeo procurado estiver no disco rígido de outro usuário do programa, aparecerão as opções para download. Como entre elas costumam surgir filmes que ainda estão em cartaz no cinema, a empresa Scour Inc., que fabrica o programa, está sendo processada por estúdios de cinema dos EUA acusada de estimular o não-pagamento de direitos autorais.
Acontece que sucessos como "Missão Impossível 2" ou "Gladiador", que ainda estão longe de chegar às locadoras, são encontrados pelo programa, que oferece várias opções para captura. Logo ao selecionar uma delas, o download gratuito começa automaticamente.
A maioria dos vídeos funciona com "Windows Media Player" e usa a extensão ASF -padrão para compactação de arquivos capaz de transformar um filme que ocuparia 5 Gbytes em um arquivo de 70 Mbytes. Isso gera perdas na definição. Mas, ainda assim, a qualidade é superior à de transmissões via rede, por exemplo.
Mas há um problema. Usando um modem convencional, de 56 Kbps, o download pode demorar de seis a dez horas, dependendo do tráfego na rede. Já uma conexão a cabo, com velocidade de 256 Kbps, dá conta desse serviço em cerca de duas horas.
Para minimizar o problema, o "Scour" traz a possibilidade de fazer sideloads, isto é, transferir arquivos instantaneamente entre dois diretórios de um disco rígido virtual -no caso, o iDrive (www.idrive.com)- para que a captura possa ser feita em um horário com menos congestionamento. Para isso, é preciso abrir uma conta nesse disco virtual.

Bate-papo
Outra opção para compartilhar arquivos na Internet é o programa de chat "mIRC".
O programa permite acessar salas com filmes, fotos e músicas disponíveis para download.
O "mIRC" está em www.mirc.com/get.html. Depois de abrir o programa, digite seu nome, e-mail e apelido e selecione um dos servidores no menu superior, ou acrescente outros (como o irc.osite.com.br) clicando no botão Add.
Em seguida, clique em Connect: aparecerá um texto confirmando a conexão. Se ela falhar, tente outros servidores.
Assim que você se conectar, aparecerá a janela Channels Folder: feche-a e em seguida clique em List Channels (quarto ícone do painel do programa).
Espere até que o "mIRC" acabe de listar as salas disponíveis, clique com o botão direito do mouse sobre aquelas que você deseja acessar e selecione o item Join Channel.
Se você entrar em uma sala onde há intercâmbio de arquivos, receberá mensagens indicando como ele deve ser feito.


Texto Anterior: Lars Urich - Sim: Encorajamento ao trabalho intectual
Próximo Texto: Filmes causam polêmica nos Estados Unidos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.