São Paulo, quarta-feira, 02 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefone 3G chega à Europa

RODOLFO LUCENA
ENVIADO ESPECIAL A HELSINQUE

A esperada terceira geração de telefonia celular, com sua prometida alta velocidade, deu importantes passos na Europa na semana passada.
Na Áustria, a Mobilikon Austria, que tem mais de 50% do mercado de telefonia celular do país, anunciou o que deve ser a primeira rede nacional de terceira geração, que vai operar comercialmente assim que os aparelhos 3G estiverem disponíveis.
Ou seja, agora, segundo diz a Nokia, gigante finlandês que lidera o mercado de telefones celulares. Na última quarta-feira, a empresa anunciou o primeiro aparelho 3G europeu, o 6650, que é também capaz de transmitir e receber chamadas nas redes atuais. Essa deve ser uma importante característica dos aparelhos 3G do período de transição entre um sistema e outro, que deve durar cerca de dois anos.
O aparelho vem com câmera embutida, capaz de fazer fotos e até pequenos videoclipes. Resta saber durante quanto tempo a bateria vai aguentar esse tipo de uso. Essa foi uma questão pela qual os executivos da Nokia passaram ao largo durante a sessão de lançamento. Limitaram-se a dizer que a bateria permite cerca de 2h40 de conversa e 14 dias em stand-by.


O jornalista Rodolfo Lucena viajou a Helsinque a convite da Nokia


Texto Anterior: Celular: Rastrear aparelho esbarra em privacidade
Próximo Texto: Indumentária: Levi's terá calça com bolso para proteger usuário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.