São Paulo, quarta-feira, 02 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

Firewall protege micro contra invasão

"Fiz uma análise dos riscos que meu PC pode estar correndo e recebi a advertência de que o meu navegador libera informações pessoais. Recomendaram a instalação de um firewall. Meu micro tem o Windows XP. Ele possui esse recurso? O firewall evita e-mails com propaganda?"
(João Machado Filho)

Resposta - O Windows XP possui um programa de firewall embutido. O firewall (muro de fogo, em inglês) serve para evitar que outros computadores acessem arquivos gravados no seu PC.
Para ativar o recurso, clique em Iniciar, Configurações e Painel de controle. Abra o item Conexões de rede. A sua conexão será exibida. Clique nela com o botão direito do mouse e selecione a opção Propriedades. Em seguida, clique em Avançado e assinale o item Proteger o computador.
Na próxima vez em que você se conectar, o firewall já estará ativo.
O firewall do Windows XP é eficiente, mas não controla a saída de dados do PC: só impede a entrada de hackers. A saída de informações geralmente acontece quando programas parasitas (spyware) transmitem informações pessoais do usuário (histórico de navegação, por exemplo) para seus fabricantes.
Quer dizer: se você tiver parasitas instalados no PC, o firewall do Windows XP não adiantará. A opção mais segura é instalar o firewall ZoneAlarm, que é gratuito (www.zonelabs.com/store/content/company/zapzagrid.jsp). O firewall não evita e-mails comerciais indesejados. Para se livrar deles, a melhor opção é instalar o soft gratuito MailWasher (www.mailwasher.net).



CORRESPONDÊNCIA
E-mail: canalaberto@uol.com.br
(necessário nome completo)



Texto Anterior: Correio: Veja se o destinatário leu e-mails enviados
Próximo Texto: Dia das Crianças: Oriente os passos do pequeno internauta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.