São Paulo, Quarta-feira, 03 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO

Soft antivírus oferece bom desempenho

FABIO R. MELFI
MARCO A. ALVAREZ
ANDRÉ F. DE CARVALHO
especial para a Folha

O "Panda Antivírus" é um programa com o objetivo de eliminar os vírus de computador. O produto faz muito sucesso na Europa e nos EUA. Segundo a Panda Software, o soft foi o primeiro a detectar um vírus específico para "Windows 98", antes de o sistema ser lançado oficialmente.
O produto encontra e elimina vírus de programas, de inicialização e de macro -os mais conhecidos.
Mas também tem capacidade para detectar vírus espalhados pela Internet. Segundo a Panda Software, o produto tem a capacidade de detectar e eliminar cerca de 20 mil vírus de diferentes origens.
Depois de instalar o soft, sempre que o computador é ligado dois programas entram em ação: o "Sentinela VxD" e o "Sentinela de Internet". A função do "Sentinela VxD" é verificar os arquivos provenientes de programas acionadores de disco e do disco rígido, enquanto o "Sentinela de Internet" monitora possíveis vírus que podem vir pela Internet.
O produto é rápido na verificação da memória, levando cinco segundos em um Pentium de 200 MHz com 64 Mbytes de memória.

Programa ativo
Na verificação de arquivos, que geralmente é mais lenta, o programa pode ser deixado ativo enquanto o usuário trabalha com outros programas, como o "Word".
Nesse caso, a performance não fica muito prejudicada, o que é um inconveniente em alguns produtos antivírus concorrentes.
O usuário pode escolher quais os tipos de arquivo devem ser verificados. Pode verificar apenas arquivos de programas (com extensão .COM e/ou .EXE), se quiser.
A interface é simples e clara. Uma das maiores vantagens encontradas foi a opção de desabilitar a verificação da memória quando o computador é ligado.

Instalação
O processo de instalação foi realizado sem problemas. A apresentação multimídia traz informações interessantes a respeito de vírus, mostrando como são criados.
Antes de instalar o software, a memória é vasculhada em busca de vírus que podem já estar presentes. Ainda podem ser escolhidas duas opções: a primeira para sempre analisar o micro ao ligá-lo e a segunda para ter uma proteção permanente (arquivos .vxd).

Suporte técnico
Previsto para chegar ao mercado em abril, o produto deverá trazer manuais em português. O suporte recebido da empresa durante o processo de instalação e testes foi muito bom e rápido. A empresa oferece suporte via Internet e um ano de garantia com um serviço hotline batizado de 24h-365d.
O "Panda Antivírus" destaca-se por ter uma integração total com o "Windows", principalmente com o "Windows Explorer", onde basta clicar com o botão direito do mouse em cima de um ou mais arquivos para iniciá-lo. No "Windows 98", o "Panda" inclui o ícone do programa na barra de tarefas e usa o Scheduler do sistema para agendar tarefas de análise pelo assistente para manutenção.
Outro ponto forte é a análise ao se conectar à Internet, que permite analisar em protocolo (camada 3 do modelo OSI) e não apenas os arquivos que vêm via rede. Por essa facilidade, apresenta uma das melhores soluções para problemas como "NetBus" e "Back Orifice".


Fabio R. Melfi faz mestrado em ciências de Computação no ICMC-USP, com pesquisas em robótica e inteligência computacional.
E-mail: fmelfi@icmc.sc.usp.br



Marco A. Alvarez faz mestrado em ciências de computação no ICMC-USP, com pesquisas em redes neurais e inteligência computacional.
E-mail: marco@icmc.sc.usp.br



André F. de Carvalho é PhD em engenharia eletrônica pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra, e faz pesquisas em redes neurais artificiais, reconhecimento de padrões e sistemas híbridos inteligentes.
E-mail: andre@icmc.sc.usp.br



Texto Anterior: Pesquisa: Brasil terá 12 milhões de micros em 2001
Próximo Texto: Entenda melhor os vírus eletrônicos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.