São Paulo, Quarta-feira, 03 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda melhor os vírus eletrônicos

Pergunta - De onde vêm os vírus eletrônicos?
Resposta -
A idéia inicial do vírus de computador nasceu nos anos 60. Naquela época, eles eram chamados de worms (vermes) e, em sua maioria, eram programados por acidente.
Eram na verdade erros em um programa que prejudicavam sem querer outros programas.
Ao observar que esses vermes podiam fazer cópias de si mesmos, alguns especialistas tiveram a idéia de criar versões que causassem danos intencionalmente.
Nasciam assim os vírus de computador. Mas a denominação vírus só foi dada em 1983.

Perdas irreparáveis
Pergunta - O que são?
Resposta -
Basicamente podem ser definidos como pequenos programas escritos intencionalmente com a finalidade de invadir computadores sem a permissão de seus usuários.
Alguns deles podem causar estragos nas informações armazenadas no computador enquanto outros podem ser inofensivos.
Um vírus mal-intencionado é uma ameaça a qualquer usuário e procura sempre a destruição, podendo causar perdas irreparáveis de tempo e dinheiro.
Pergunta - Como os vírus são classificados?
Resposta -
Devido à grande diversidade de vírus, há os que ficam escondidos no setor de arranque (boot) dos disquetes ou dos discos rígidos.
Há os que infectam arquivos (os mais difundidos), os encriptados ou os mutantes (muito difíceis de detectar). Existem os vírus de macro, que infectam macros de programas, entre eles o editor de textos "MS-Word" e a planilha de cálculos "MS-Excel".
Há os que se espalham pela Internet, em controles ActiveX e em alguns sites mal-intencionados.

Nascimento
Pergunta - Como nascem os vírus?
Resposta -
Na maioria das vezes, os vírus são criados por piratas de computador (hackers), pessoas com elevados conhecimentos de computação motivados pelo desejo de mostrar suas habilidades.
Ultimamente, os vírus têm sido desenvolvidos segundo procedimentos extremamente complexos, como é o caso dos vírus mutantes que requerem ferramentas e técnicas de programação bastante poderosas e sofisticadas.
Pergunta - Como os vírus invadem o micro?
Resposta -
Os vírus estão se proliferando com velocidade cada vez maior. Segundo a Panda Software, em média, aparecem mais de 200 vírus novos ao mês.
Dessa forma, aumentam as chances de contaminação entre os usuários de computadores. Além de aumentar em quantidade, eles estão cada vez mais diversificados e sofisticados.
Antigamente os vírus invadiam computadores por disquetes ou modems. Mas, hoje, correio eletrônico e sites viraram uma nova forma de transmissão de informação.

Estratégias
Pergunta - Como atuam os vírus?
Resposta -
Os vírus seguem múltiplas e variadas estratégias para atuar.
Há os que executam sua função imediatamente, outros que esperam chegar uma determinada data para atacar (um exemplo é o tradicional vírus que ataca na sexta-feira 13) e outros que contam um determinado número de arranques do computador.
Assim, é comum ver computadores infectados que passam anos e anos sem ver o vírus em ação porque não aconteceram as condições necessárias para que o vírus atuasse.


Texto Anterior: Avaliação - Fabio R. Melfi, Marco A. Alvarez e André F. de Carvalho: Soft antivírus oferece bom desempenho
Próximo Texto: Canal Aberto - Jose Antonio Ramalho: Como usar duas impressoras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.