São Paulo, quarta-feira, 03 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

PC EXPO

Com menos expositores e menos visitantes, máquinas mais leves e poderosas tomam conta de estandes em Nova York

Micro de mão com celular domina feira

Divulgação
Público durante o dia de abertura da PC Expo, realizada no Javits Center, centro de convenções de Nova York entre 26 e 28 de junho


MARIJÔ ZILVETI
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

Leveza e alto desempenho. Os visitantes que passaram pelos corredores do centro de convenções Javits Center durante três dias, na semana passada, viram que esses dois ingredientes são agora indispensáveis nos computadores portáteis e nos de mão.
Os notebooks saem de fábrica com processadores de até 2 GHz -mais velocidade do que a maioria das CPUs presentes em micros de mesa. Já os palmtops ganham mais recursos multimídia.
Isso porque executivos que se deslocam pelos EUA em vôos domésticos estão preferindo micros de mão mais eficientes para deixar seus notebooks no escritório e evitar revistas em aeroportos.
Os celulares, que alguns anos atrás chegavam a pesar mais de 300 g, não se limitam mais a fazer ligações. Ao ver uma foto na tela da agenda de endereços do seu aparelho, o usuário a envia com um clique para seu interlocutor.
Se quiser fotos com alta qualidade, o consumidor vai encontrar a partir deste mês nas prateleiras das lojas dos EUA câmeras digitais com maior resolução. Os aliados da praticidade vão carregar maquininhas fotográficas do tamanho de um cartão de crédito. A imagem deixa a desejar, mas pode ser enviada para a internet e publicada em ciberálbuns.
Os monitores convencionais parecem estar com seus dias contados. É o que aponta a indústria desse segmento, que aposta todas as suas fichas em telas de cristal líquido. Segundo os fabricantes, os novos modelos devem substituir os antigos, ocupando menos espaço no escritório ou na sala.
Apesar da crise na economia norte-americana e dos atentados de 11 de setembro, que contribuíram para diminuir o tamanho da 20ª edição da feira, os fabricantes devem comparecer em peso à próxima edição. Os organizadores sentiram uma sensível ausência de grandes expositores, mas acreditam que poderão reverter esse quadro em 2003.



Próximo Texto: Computador sem fio ganha novas funções
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.