São Paulo, quarta-feira, 03 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PC EXPO

Palm transforma micro de mão em telefone; Microsoft mostra reconhecimento de escrita em notebook prancheta

Computador sem fio ganha novas funções

DA ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

Uma prancheta com poder de computador. Essa idéia vem sendo martelada pela Microsoft há dois anos nos principais eventos de tecnologia dos EUA. Em Nova York, na PC Expo, e em Las Vegas, na Comdex Fall, lá vem a empresa com sua prancheta.
Desta vez, amealhou fabricantes de peso, como HP, Fujitsu, Acer, Toshiba e ViewSonic, com um só propósito: provar ao público que o produto realmente vem aí.
Em vários pontos do estande da empresa de Bill Gates, os funcionários mostravam a evolução do Windows Journal. Na versão 2.5, o programa promete reconhecer a escrita do usuário, oferecendo recursos de edição e gráficos.
Ou seja, ao escrever com uma caneta especial de tinta digital na prancheta, o programa deve ser capaz de traduzir letras manuscritas. Sensível ao toque, a tela é bastante luminosa e também permite transformar desenhos feitos à mão em gráficos editáveis.
A maioria das demonstrações era feita em máquinas híbridas: um misto de prancheta e notebook. Como o mercado ainda não acatou esse novo conceito, a idéia é lançar micros portáteis cujas telas podem servir para anotações feitas à mão. Esse tipo de equipamento, alardeiam os fabricantes, pode ser útil em fábricas e áreas de saúde, como hospitais.
A líder mundial em micros de mão fez importantes anúncios durante a PC Expo. Para não perder o primeiro lugar, vem aí um sistema Palm OS multimídia.
A Palm, que segundo números divulgados pelo IDC está presente em 58% dos palmtops, promete lançar o sistema operacional Palm OS 5, com mais recursos.
A Sony foi a primeira a aderir. Vai embutir no novo sistema clipes de fotos na agenda de telefone do Clié. Dessa forma, o dono do aparelho faz uma busca por nome, encontra a imagem anexada, dá um clique e pelo celular, que já faz parte do aparelho, envia a imagem ao interlocutor.
A fabricante de celulares Kyocera tinha um grande estande para mostrar os novos modelos de misto de celular com micro de mão com sistema Palm OS.
O Kyocera 7135 Smartphone tem tela colorida e vem com todas as funções dos palms. As operadoras devem oferecer o aparelho a partir de US$ 500. O grande empecilho é o preço das ligações, considerado abusivo nos EUA.
E não é só dona-de-casa que corre atrás de prêmios em supermercado. Na feira, centenas de executivos engravatados tumultuavam os corredores à espera dos sorteios promovidos pela Sony e pela Palm para regalar os respectivos Clié e Palm aos ganhadores durante os três dias do evento. (MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: PC Expo: Micro de mão com celular domina feira
Próximo Texto: Evento tenta mudar sua identidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.