UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Empresa sacrifica opcionais em notebook para deixar preço competitivo

Portátil Itautec é razoável

DILVAN DE ABREU MOREIRA
RICHARD LINGNER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A nova linha de notebooks da Itautec, InfoWay Note E3410, é projetada para pessoas físicas e mercado corporativo.
Dono de design elegante nas cores prata e grafite, o InfoWay Note E3410 pode ser adquirido com diferentes configurações baseadas nos processadores Mobile Intel Celeron (1,8 ou 2 GHz) e Mobile Intel Pentium 4 Processor-M (2,2 ou 2,4 GHz). Embora não sejam de última geração, esses chips propiciam performance adequada à boa parte dos programas usados no mercado corporativo (editores de texto, planilhas de cálculo e navegadores de internet).
Com capacidade de 30 Gbytes e velocidade de 4.200 rpm (rotações por minuto), o disco rígido que equipa o modelo testado oferece espaço suficiente para completar a maioria das tarefas exigidas de um notebook. A performance geral do E3410 é mais dependente da quantidade de memória RAM disponível. Com mais memória RAM, diminuem-se os acessos ao disco e eleva-se a velocidade geral do sistema operacional e dos aplicativos. Por isso, é aconselhável ter no mínimo 256 Mbytes de memória RAM.
O preço do InfoWay Note E3410 (R$ 5.113,49), que é competitivo em relação à maioria dos notebooks vendidos no Brasil, deve-se principalmente à ausência de certas características e funcionalidades comumente encontradas em outros modelos. Ele não possui portas serial, paralela, PS/2 e FireWire. Também carece de qualquer tipo de conectividade sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth.
Para compensar, conta com quatro conectores USB, pelos quais é possível conectar modelos mais recentes de impressoras.
O sistema de vídeo, baseado em um LCD (liquid crystal display) de 14,1 polegadas e no chipset SiS 650, é suficiente para visualização na resolução de 1.024x768 pontos. A performance em gráficos tridimensionais deixa a desejar na tela de 14,1 polegadas, e os vídeos têm sua imagem um pouco borrada, como acontece com a maioria dos monitores de cristal líquido.
Quanto ao áudio, as caixas acústicas embutidas não conseguem prover boa qualidade sonora. Ouvir músicas ou qualquer tipo de som que precise de um mínimo de qualidade acústica requer o uso de fones de ouvido ou caixas de som externas.
A documentação impressa é escassa e, apesar de contar com a complementação dos manuais digitais, pode dificultar o uso do notebook por um usuário com pouca experiência.
Em ergonomia, o modelo testado enfrenta os mesmos problemas que outros notebooks baseados nos processadores móveis Celeron: aquecimento e o uso de uma ventoinha para minimizá-lo, gerando ruído no ambiente de trabalho. Além disso, o fluxo de ar se inicia da parte inferior e termina no lado esquerdo do notebook.
Esse problema, bem como a fraqueza dos alto-falantes, não é exclusivo do InfoWay: afeta a maioria dos notebooks.
Ou seja, o uso do E3410 no colo ou em superfícies não planas pode obstruir o sistema de ventilação colocando o equipamento em risco. Felizmente a ventoinha não fica constantemente ligada. Nos testes, a ventoinha permanecia em atividade por dois minutos a cada intervalo de oito minutos.
A unidade de disco óptico se mostrou bastante silenciosa durante a execução de filmes em DVD. No entanto, durante o acesso aleatório a arquivos, o drive se mostrou mais barulhento.
O espaço de descanso para as mãos é amplo e torna o processo de digitação mais eficaz que em notebooks de tamanho inferior.
Entre as características indispensáveis ao mercado corporativo, o InfoWay Note E3410 apresenta saída S-Video e VGA para conexão a TVs, retroprojetores e monitores convencionais.
A placa de rede embutida e o combo CD-RW/DVD também são indispensáveis ao mercado corporativo, uma vez que alguns pacotes de software já vêm em DVD e gravadores de CDs e pontos de rede se tornaram comuns.
O InfoWay Note E3410 com a bateria pesa cerca de 3 kg. Em testes realizados com aplicativos de escritório, ela durou cerca de 150 minutos. Em vídeos em DVD, a bateria durou 108 minutos.
Nos testes, foi efetuada a instalação da distribuição RedHat Linux 9.0 sem problemas. O InfoWay Note E3410 tem preço competitivo. A porta paralela para impressora pode fazer falta, mas impressoras modernas vêm com USB.


Dilvan Moreira é doutor em engenharia eletrônica pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra. Richard Lingner é estudante de bacharelado em informática do ICMC-USP.


Texto Anterior: Panorâmica - Vírus: Sobig.F é responsável por 37,6% dos ataques
Próximo Texto: Bate-papo: Comunicador pessoal tem recursos versáteis
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.