São Paulo, quarta-feira, 04 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM PONTO DE BALA

Programas que já vêm embutidos no Windows auxiliam a manter o computador em boas condições

Manutenção preventiva reduz a lentidão

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de fazer cópias de segurança dos seus arquivos mais importantes, os próximos passos para melhorar a performance do seu PC são apagar os documentos desnecessários e reorganizar o disco rígido. Medidas como a criação de pontos de restauração e a realização das atualizações do sistema também são importantes para diminuir os riscos de lentidão e de perda de dados.
Um bom ponto de partida para essa faxina fica no Painel de Controle do Windows, no ícone Adicionar ou remover programas.
No Windows XP, essa janela traz a opção para ordenar os programas instalados de acordo com o tamanho que eles ocupam no disco rígido ou com a freqüência com que eles são usados.
Durante a desinstalação, feche todas as demais janelas do sistema -muitos softs exigem a reinicialização do sistema para serem removidos. Não tente apagar itens como o .NET Framework, o J2SE Runtime e o Windows Installer. Apesar de não serem usados de forma independente, eles são necessários para o funcionamento correto de outros programas.
Em alguns casos, podem ocorrer mensagens de erro durante a desinstalação dos programas. Geralmente algum arquivo necessário para a operação não está sendo encontrado, o que interrompe a execução da tarefa.
Para contornar esse obstáculo, existem algumas saídas, como instalar o soft de novo e tentar removê-lo. Você pode também usar ferramentas de remoção gratuitas, como o Add-Remove Pro (superwin.com/freeware.htm) e o MyUninstaller (www.nirsoft.com). Outra maneira fácil de remover arquivos é utilizar os recursos do Windows Live Safety Center (safety.live.com). O site faz uma varredura no sistema em busca de dados que já não estão em uso e facilita a sua remoção.
Essa tarefa é parecida com a que é realizada pela função Limpeza de disco, acessada por meio do menu Iniciar, Programas, Acessórios e Ferramentas do sistema.

Tudo em dia
Manter o Windows atualizado é uma medida essencial para o bom funcionamento do computador. Se você usa o XP, clique com o botão direito do mouse no ícone Meu computador e selecione Propriedades. Na janela que aparece, escolha a guia Atualizações automáticas e marque o item Manter meu computador atualizado.
Nessa mesma janela, há um link para o site Windows Update, que oferece dois planos de correções instantâneas (Expressa e Personalizada) e só pode ser acessado com o Internet Explorer.
Após escolher uma das opções, o site faz uma varredura no sistema para saber quais são as atualizações necessárias e exibe uma tela para o download. Quem usa conexão discada deve optar pela atualização personalizada e baixar um item por vez.
O tempo de instalação depende da quantidade e do tamanho dos arquivos a serem copiados.

Ajuste fino
Muitas opções de configuração do Windows ficam escondidas dos usuários. Mas, graças a programas especiais, é possível encontrá-las e deixar o sistema mais eficiente. Esses ajustes são chamados de "tweaks" e oferecem a possibilidade de acelerar a inicialização do Windows, diminuir o consumo de memória e muito mais. O TweakAll (grátis, em www.codeforge.co.uk/tweakall.php) e o XP Edit (grátis, em www.snapfiles.com/get/xpedit.html) são alguns exemplos de ferramentas com esse tipo de habilidade. (JB)


Texto Anterior: Gravador de DVDs é opção barata para fazer backups
Próximo Texto: Aprenda como limpar o registro do Windows
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.