São Paulo, quarta-feira, 04 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda como limpar o registro do Windows

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo após serem desinstalados corretamente, os programas podem deixar vestígios que roubam segundos preciosos em tarefas como a inicialização do computador. Para resolver esse tipo de problema, é preciso manter o registro do sistema organizado.
No Windows, esse conjunto de informações sobre os softs pode ser editado manualmente com duas ferramentas, Utilitário de configuração do Sistema e Editor de registro. Ambas são acessadas por meio de comandos (msconfig e regedit) no menu Iniciar, Executar, mas não devem ser usadas por usuários iniciantes.
Apagar uma entrada do registro acidentalmente pode causar danos sérios ao sistema, como o mau funcionamento de programas e até mesmo problemas no carregamento da interface gráfica do Windows.
Para não correr riscos, o ideal é apelar para programas como o Ace Utilities (US$ 29,95; com versão para avaliação em www.acelogix.com) ou o Registry Analyst (US$ 19,80, em yavsoft.com/isoft.html).
Eles detectam itens que não estão sendo mais usados e apagam apenas aquilo que não fará falta ao Windows. Existem ainda opções gratuitas, como o BeClean (boozet.xepher.net), que também remove arquivos temporários. (JB)


Texto Anterior: Em ponto de bala: Manutenção preventiva reduz a lentidão
Próximo Texto: Softs guardam e-mails e contatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.